Não é só a capital baiana que tem enfrentado os efeitos das fortes chuvas. Além de Salvador, outras 345 cidades da Bahia estão sob alerta laranja de chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O número representa 83% de todos os 417 municípios do estado.
As condições climáticas que atingem a maior parte do estado são resultados da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O sistema é consequência do comportamento dos ventos em altos e baixos níveis da atmosfera com a formação de uma frente fria. O alerta laranja emitido pelo Inmet é válido, a princípio, até às 10 horas de segunda-feira (13).
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. São esperadas chuvas de até 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, de até 100 quilômetros por hora. Amargosa, no centro-sul, foi a cidade que mais choveu em 24 horas no Brasil.
As regiões em alerta no estado são: Vale do São Francisco, Nordeste, Centro-Norte, Oeste e Sul. Confira abaixo todas as cidades afetadas. Além da Bahia, municípios de estados como Tocantins, Pernambuco e Piauí estão sob risco.
Veja a lista de cidades com alerta laranja aqui
Leia mais em Portal do Cerrado