Os serviços de limpeza das ruas do distrito de Nova Alegria, em Itamaraju, atingidas com as fortes chuvas do Extremo Sul baiano continuam sendo realizados nesta quinta-feira (16). As escavadeiras, retroescavadeiras, equipamento de patrolamento e caçambas trabalham desde a última terça-feira (14) para retirar o entulho e os resíduos de terra carregados pela água que invadiu a localidade. O Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura, junto com o Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul do Estado (Construir) são os responsáveis pela operação.
O tráfego de veículos de pequeno e grande porte na BR-489, que liga Prado à Itamaraju, está totalmente liberado desde ontem (16). O retorno da passagem de automóveis pela rodovia ocorreu após o início das ações emergenciais para a recomposição da via rompida no KM 15. Outros trechos da BR-489, o KM 02 e o KM 13, também haviam passado por intervenções devido à pista ceder. O trânsito nestes dois pontos foi retomado no início desta semana. Nos três locais, o deslocamento é feito por desvios provisórios construídos ao lado da pista rompida.
A Seinfra executou ações em mais 6 diferentes locais no Extremo Sul baiano. Os serviços emergenciais nos KM 10,17 e 30 da BA-284, entre Itamaraju e o distrito de Alho, e em dois pontos da BA-290, de Prado até Teixeira de Freitas, em que a pista rompeu, já foram concluídos. Além disso, a recuperação emergencial de uma das cabeceiras da ponte de acesso à Prado, na BA-001, que cedeu, também foi finalizada.