Brasil

Ação em universidades não foi orquestrada, diz Colégio de TREs

O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais negou nesta sexta-feira (26) que as ações de fiscalização que ocorreram em diversas universidades públicas do País tenham sido orquestradas.

O colegiado disse através de sua assessoria este tipo ação é comum em período eleitoral. Ainda de acordo com a assessoria,  que houve ações semelhantes em outros órgãos públicos municipais, estaduais e federais em todo o país.

Nos últimos dias, universidades públicas de todo o país foram alvo de ações policiais e de fiscalização eleitoral. A justificativa é verificar a possível ocorrência de propaganda eleitoral irregular. Estudantes, professores e entidades educacionais, no entanto, veem as ações como censura.

Para a Defensoria Pública da União (DPU), os debates sobre o quadro eleitoral vigente nas universidades não constituem propaganda. O posicionamento está em recomendação do último dia 24, enviada a reitores e diretores de instituições de ensino superior. (Veja a recomendação aqui)

A recomendação partiu da Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro e  recomenda que não haja, nas instituições, cerceamento do “exercício do direito à livre expressão, independente de posição político-ideológica, ainda que haja debates sobre o quadro eleitoral vigente, o que não se constitui propaganda político-eleitoral”.

Segundo a recomendação, reitores e diretores têm de assegurar a livre iniciativa de professores, estudantes e servidores, referente a “qualquer tipo de manifestação de ideias, desde que se coadune com os pilares constitucionais de democracia, liberdade, justiça, solidariedade, diversidade e demais direitos fundamentais”.

 

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Homem atacado por onça no Pantanal tem corpo achado em toca

O ataque de onça no Pantanal deixou marcas profundas, não só na paisagem, mas também…

% dias atrás

Mortes em rodovias da Bahia aumentam 57% no feriado da Semana Santa

Mortes durante o feridão da Semana Santa sobem 57% na Bahia. Mais da metade dos…

% dias atrás

Alerta laranja de chuvas intensas atinge 80 cidades da Bahia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta terça-feira (22) um alerta laranja…

% dias atrás

Homem é executado em mais um homicídio em Luís Eduardo Magalhães

A polícia registrou mais um homicídio em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, na noite de…

% dias atrás

Vítimas de acidente na BR-135 na Bahia, eram de Curimatá, no Piauí

As quatro vítimas do grave acidente na BR-135, em Riachão das Neves, Oeste da Bahia,…

% dias atrás

4 causas das folhas amareladas na bela-emília e como resolver cada uma

Aprenda a identificar 4 causas das folhas amareladas na bela-emília e saiba como recuperar a…

% dias atrás

This website uses cookies.