Acusado de agredir avó de 71 anos é preso no Oeste da Bahia

Uma idosa de 71 anos teve uma lesão no rosto após agressão física do próprio neto, no povoado de Almas, na zona rural de São Desidério, no Oeste da Bahia. O homem de 21 anos não teve o nome divulgado, mas foi preso pela Polícia Militar.

Pelo menos duas guarnições de serviço da Polícia Militar de São Desidério, foram deslocadas até localidade, onde a idosa foi encontrada com a lesão e relatou aos policiais sobre a agressão sofrida e indicando o autor. A polícia não disse se ela precisou de atendimento médico.

Após buscas, o agressor foi localizado, sendo preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de São Desidério para a adoção das medidas necessárias. Nesta sexta-feira (24) não há informações se ele continuava preso.

Violência contra idoso

A violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos anos.

O descuido é caracterizado pela omissão dos familiares ou responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social da população a partir dos 60 anos. A negligência caracteriza-se de diversas formas como: privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor.

Saiba identificar

– Física: Inclui abuso e maus tratos físicos, que constituem a forma de violência mais visível e costumam acontecer por meio de empurrões, beliscões, tapas ou por outros meios mais letais, como agressões com cintos, armas brancas e armas de fogo.

– Negligência/ abandono: Negligência é a omissão por familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social do idoso, tais como privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor. O abandono é uma forma extrema de negligência.

– Sexual: É qualquer ação na qual uma pessoa, fazendo uso de poder, força física, coerção, intimidação ou influência psicológica, obriga outra pessoa, de qualquer sexo, a ter, presenciar ou participar, de alguma maneira, de interações sexuais.

– Econômico-financeira e patrimonial: Consiste no usufruto impróprio ou ilegal dos bens dos idosos, e no uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais.

– Autoinfligida e autonegligência: Refere-se à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança por meio da recusa de prover a si mesma dos cuidados necessários. Nesse caso, não se trata de terceiros que provocam a violência, e sim da própria pessoa idosa.

– Psicológica: Corresponde a qualquer forma de menosprezo, desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social. Pode resultar em tristeza, isolamento, solidão, sofrimento mental e depressão

Com o Ministério da Saúde

Siga o Portal do Cerrado no Facebook e no Google Notícias

Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário