Uma adolescente de 14 anos moradora no interior de Pernambuco, precisou passar por um transplante de fígado na sexta-feira (20) com suspeita da hepatite misteriosa. Ela é uma das seis pessoas no estado com a suspeita da doença.
Ela foi atendida no Hospital Mestre Vitalino em Caruarú, com vômito, icterícia e urina escura. Depois foi encaminhada Osvaldo Cruz em Recife na última quarta-feira (18), onde foi transplantada na sexta (20). A adolescente já chegou a unidade de saúde com falência do fígado e indicada como prioridade para o transplante, afirmaram os médicos em entrevista coletiva após o procedimento. Eles disseram que já haviam sido informados do quadro ainda pela equipe que a acompanhou em Caruaru.
Na sexta-feira (20) pela manhã, com a articulação com a Central Nacional de Transplantes, a menina recebeu um fígado captado no estado do Paraná e transportado pela FAB – Força Aérea Brasileira.
Até este sábado já foram registrados 73 casos suspeitos de hepatite misteriosa no país. No mundo, esse número já chega a 429.
Com UOL
Leia também: