Bahia

Adolfo Menezes é reeleito presidente da AL-BA com 61 votos

O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta segunda-feira (3). A votação ocorreu no Plenário Orlando Spínola e garantiu a Menezes um novo mandato, com 61 votos favoráveis contra apenas 1 de Hilton Coelho (PSOL). As informações são do Bahia Notícias.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

A eleição contou com a participação de 62 parlamentares, com exceção de Matheus Ferreira (MDB). No entanto, uma nova votação poderá ser convocada caso haja questionamento judicial sobre a legalidade da terceira eleição consecutiva de Adolfo.

Composição da Mesa Diretora

Além da presidência, foram eleitos nove integrantes para compor a Mesa Diretora no biênio 2025/2027. A deputada Ivana Bastos (PSD) assumiu a 1ª vice-presidência e poderá ter que conduzir nova eleição, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) determine a anulação da votação. (Entenda abaixo).

A eleição aconteceu por votação secreta, na qual os deputados registraram seus votos em cédulas de papel e depositaram em uma urna. A chamada seguiu ordem alfabética e, após a apuração, os eleitos tomaram posse imediatamente.

STF pode influenciar no mandato

A reeleição de Adolfo Menezes ocorreu apesar da sinalização do STF contra reconduções sucessivas dentro da mesma legislatura para cargos do Poder Legislativo. Diante do cenário, incertezas ainda rondam o mandato do parlamentar à frente da AL-BA.

Mesmo assim, Menezes contou com apoio maciço dentro da Casa, inclusive da oposição. O presidente estadual do PSD e senador Otto Alencar garantiu a permanência da candidatura, referendada de forma unânime dentro da legenda.

Outro fator que pesou na composição da Mesa Diretora foi a busca por proporcionalidade partidária, contemplando legendas com maior representação.

Possível nova eleição

Caso o STF determine a anulação da eleição, a Assembleia precisará realizar um novo pleito para definir seu presidente. Nesse caso, Ivana Bastos, como 1ª vice-presidente, terá a responsabilidade de conduzir o processo.

O cenário, no entanto, segue indefinido, e uma nova disputa pode ocorrer nos próximos meses. De acordo com a mídia da capital baiana, a decisão final dependerá do entendimento jurídico sobre a reeleição em uma mesma legislatura.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York

Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York

% dias atrás

PF aborda deputado Dal Barreto em aeroporto de Salvador e apreende celular

Polícia Federal aborda o deputado Dal Barreto (União Brasil) no aeroporto de Salvador, na Bahia…

% dias atrás

Vídeos; moradores relatam prejuízos após tremor de terra em Luís Eduardo Magalhães

Moradores relatam prejuízos após terremoto em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia; Tremor de terra foi…

% dias atrás

Tremor de terra em Luís Eduardo Magalhães é sentido em Taguatinga (TO)

Terremoto em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, é sentido em Taguatinga, já no…

% dias atrás

Clima em Formosa do Rio Preto: Inmet prevê chuva e trovoadas nesta terça (14)

O clima em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, deve mudar ao longo…

% dias atrás

Dupla é presa horas após praticar homicídio em Xique-Xique

Polícia Civil prende dois homens acusado de homicídio em Xique-Xique, na Bahia

% dias atrás

This website uses cookies.