Brasil

Motta pede afastamento de 15 deputados após motim na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, enviou à Corregedoria pedidos de afastamento de 15 parlamentares por até seis meses, após o motim ocorrido no Congresso Nacional. As solicitações, que incluem 14 oposicionistas e uma deputada do PT, serão analisadas pelo Conselho de Ética.

Decisão da Mesa Diretora

A medida foi aprovada nesta sexta-feira (8) pela Mesa Diretora, após reunião para apurar a ocupação da Mesa da Câmara nos dias 5 e 6 de agosto. Segundo nota oficial, todas as denúncias seguiram para a Corregedoria, onde imagens e registros serão avaliados. Depois, os processos voltarão à Mesa Diretora antes de chegar ao Conselho de Ética.

Entre os citados, estão parlamentares do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e do Novo, acusados de obstruir os trabalhos legislativos. A deputada Camila Jara (PT-MS) é acusada de empurrar o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante a retomada do controle do plenário. A defesa nega agressão e fala em “empurra-empurra”.

Acusações e próximos passos

As denúncias variam de impedir fisicamente a retomada dos trabalhos a agressões e uso de crianças em ambientes de tensão. Entre os nomes estão Marcos Pollon (PL-MS), Zé Trovão (PL-SC), Júlia Zanatta (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG), Zucco (PL-RS), Allan Garcês (PL-TO), Caroline de Toni (PL-SC), Marco Feliciano (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), Domingos Sávio (PL-MG), Carlos Jordy (PL-RJ) e Camila Jara (PT-MS).

Motta pede afastamento de 15 deputados após motim na Câmara – Foto: Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

O líder do PT, Lindbergh Farias, havia protocolado pedido de suspensão cautelar contra cinco bolsonaristas. Já a suspensão de Camila Jara foi solicitada por parlamentares da oposição. As manifestações públicas dos acusados incluem negativas, justificativas e críticas ao processo, mas parte deles ainda não se pronunciou oficialmente.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Vendaval pode atingir 350 cidades da Bahia

Vendaval pode atingir cerca de 350 cidades da Bahia, no primeiro fim de semana da…

% dias atrás

Fã invade palco e morde Natanzinho Lima durante show na Paraíba

Fã invade palco e morde o cantor Natanzinho Lima durante show na cidade de Tavares,…

% dias atrás

Bahia chega ao pior momento na Série A após derrota para o Vasco

Esporte Clube Bahia chega a 25ª rodada do Campeonatado Brasileiro de Futebol

% dias atrás

Homem é preso por ameaçar ex-companheira em Barreiras

Homem de 22 anos é preso em Barreiras, na Bahia, acusado de violência doméstica contra…

% dias atrás

Acidente com micro-ônibus deixa feridos em Seabra, na Chapada Diamantina

Acidente com micro-ônibus na BR-242 deixa feridos no trecho de Seabra, na Chapada Diamantina, na…

% dias atrás

Pai morre 11 dias após acidente que matou filho em Luís Eduardo Magalhães

Cleyton Gomes de Santana, de 46 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (25), no Hospital…

% dias atrás

This website uses cookies.