Isabeel Fleck | Folhapress
Oficializado como candidato do PT à Presidência nesta terça-feira (11), Fernando Haddad já tinha registrado nas últimas três semanas um crescimento de 19 pontos percentuais entre os eleitores que dizem ter preferência pelo PT, segundo a última pesquisa Datafolha.
Agora, entre os que preferem o PT, 30% declaram intenção de voto no ex-prefeito de São Paulo. A pesquisa foi realizada na última segunda-feira (10), em parceria com a TV Globo, com 2.804 eleitores de 197 municípios.
No levantamento feito entre os dias 20 e 21 de agosto, Lula ainda aparecia em um dos cenários. No que o ex-presidente era substituído pelo então candidato a vice, Haddad tinha 11% das intenções entre os eleitores petistas, atrás de adversários como Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT). Agora, Haddad lidera entre os apoiadores da legenda.
O real potencial de transferência dos votos de Lula, que chegou a registrar 39% das intenções na pesquisa anterior, para Haddad é uma das grandes dúvidas desta eleição. O ex-presidente, preso em Curitiba por lavagem de dinheiro e corrupção, teve sua candidatura barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no início do mês.
Entre os petistas, 76% disseram que votariam “com certeza” em um candidato indicado pelo ex-presidente e 16% que “talvez” o fizessem. Em agosto, o primeiro índice era de 65% e o segundo, 21%.
Entre todos os eleitores, o ex-prefeito cresceu bem menos: de 4% para 9%, empatando no segundo lugar -dentro da margem de erro de dois pontos para mais ou para menos- com Ciro, Marina e Geraldo Alckmin (PSDB).
Ciro também cresceu entre os eleitores petistas, de 14% em agosto para 18% agora. A diferença, no entanto, está na margem de erro. Marina, por sua vez, despencou entre os apoiadores do PT. Ela, que liderava o grupo em cenário sem Lula em agosto, com 19%, agora tem apenas 10%.
A candidata da Rede tem uma das maiores rejeições hoje entre os petistas: 26%, tecnicamente empatada com Alckmin, com 25%. Entre o grupo, 66% disseram que nunca votariam no candidato do PSL, Jair Bolsonaro.
Os eleitores que dizem ter o PT como partido de preferência , no entanto, estão entre os menos fiéis no voto até agora. Segundo a pesquisa, 54% deles se disseram “totalmente decididos a votar” no candidato que apontaram no levantamento, enquanto 46% afirmaram que poderiam mudar de ideia até 7 de outubro.
A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR 02376/2018. O nível de confiança é de 95%.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou nesta quarta-feira (9) uma carta pública ao…
Durante patrulhamento ambiental no último domingo (6), policiais da CIPPA Lençóis resgataram 21 animais silvestres…
Operação policial em Correntina, no Oeste da Bahia, resultou na morte de um homem apontado…
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou, nesta quarta-feira, 9, a lei que reduz o tempo…
A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na Bahia, por meio da Secretaria Municipal de…
DJ Peixoto, natural de Formosa do Rio Preto, na Bahia, sempre teve uma forte conexão…
This website uses cookies.