Agricultor de 101 anos colhe mandioca 2,2 metros em Formosa do Rio Preto

Um agricultor de 101 anos dono de uma propriedade em Formosa do Rio Preto, na Bahia, colheu uma mandioca com mais de dois metros em seu sítio na localidade de Tabuleiro Redondo, na região da Malhadinha. A raiz colhida tem dois metros de vinte centímetros.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O idoso conhecido como Seu Manoel é casado com Dona Angelita, de 92, e são pais da professora Ana Celma. Conforme a professora, o idoso não faz mais os trabalhos braçais que a roça exige, no entanto é ele quem orienta os filhos sobre o melhor mês para plantação e o momento da ‘limpa’, compartilhando dicas adquiridas pelo processo de observação ao longo dos anos.

João Victor, vizinho de seu Manoel, que ajudou na colheita da raiz de 2,20 metros.

O casal que está casado há 68 anos, tem 10 filhos, 19 netos, 20 bisnetos e dois tataranetos. Eles sempre moraram na roça, de onde veio o sustento para a família, educando os filhos com a força do braço no trabalho sempre árduo do cabo da enxada e sob o sol escaldante do cerrado baiano, estão orgulhosos com a colheita. Anualmente a família se reúne na “desmancha“, como é chamada o ato de descascar manualmente a mandioca para a produção de farinha e outros derivados.

O casal também é devoto de São Sebastião e em todo dia 20 de janeiro sempre há uma festa na sua residência para comemorar o dia do santo católico, reunindo vizinhos e amigos para a celebração, com a tradicional reza.

O município de Formosa do Rio Preto é um dos maiores produtores do país, se destacando principalmente na cultura da soja, com agricultores vindos do Sul do país, abrindo grandes áreas de cerrado para a monocultura, que tem impactado a vida da população.

cidade
Comentários (0)
Adicionar Comentário