Foto: Darlan A. Lustosa || Portal do Cerrado
Dados do último levantamento realizado entre 2010 e 2015, divulgado este ano pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) revelaram que a agricultura familiar vem perdendo espaço na Bahia. A participação da agricultura familiar caiu de 43,2% para 32,4% na estrutura da agropecuária baiana.
Segundo matéria publicada no jornal Correio*, a seca e a expansão da agricultura comercial, voltada para a produção de commodities, são apontadas como fatores desta redução. Junta-se a isso a crise econômica e política que afetou o Brasil nos últimos anos.
Os especialistas e representantes do segmento defendem a oferta de mais recursos do governo federal para os pequenos agricultores, e a flexibilização dos bancos na liberação de crédito para capital de giro.
“O principal desafio para 2019 é ajudar o agricultor a se organizar, para que ele possa fortalecer a gestão do negócio, se consolidar no mercado, beneficiar os produtos e passar a ser fornecedor. É preciso incentivar a implantação de agroindústrias. O agricultor já sabe que através de associações e cooperativas ele pode ganhar mercado, agregar valor e produzir alimentos mais saudáveis com base na agroecologia. Temos a disposição do governo do estado para aumentar estes recursos e dar continuidade a estes investimentos”, afirma Jerônimo Rodrigues, secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia.
A partida Brasil x Japão começou equilibrada, mas o time de Carlo Ancelotti dominou as…
Bebê baleado em Ibotirama, na Bahia, é transferido para o Hospital do Oeste em Barreiras,…
Ex-prefeito de Barreiras, na Bahia, Zito Barbosa lança pré-candidatura a deputado federal pelo União Brasil.
ACM Neto visita Barreiras e se reúne com lideranças políticas na região Oeste da Bahia
Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros durante torneio de dominó…
Áudio vazado expõe comentário de Mônica Waldvogel na GloboNews, no Programa Em Ponto
This website uses cookies.