Os municípios baianos estão entre as maiores economias agrícolas do país, na lista dos que mais produzem alimentos e mais geram riquezas, é o que confirma a Pesquisa Agrícola dos Municípios, a PAM, divulgada na manhã desta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dados apresentam os resultados consolidados de 2017 e incluem os valores da produção, o rendimento médio no campo e a quantidade produzida.
De acordo com o IBGE, os produtores rurais de São Desidério arrecadaram no ano passado R$ 2,4 bilhões com a produção agrícola . A marca é 49,7% superior a 2016, e fez o município subir do 11º lugar para o 3º lugar, voltando ao pódio do ranking nacional da agricultura. .
O estímulo para a produção de grãos foi impulsionado principalmente pelas chuvas abundantes e dentro do período esperado para o plantio, que ajudou no aumento da produtividade. Em 2017, os produtores de soja da região arrecadaram um valor 72,7% maior do que em 2016.
Esse estímulo fez com que Formosa do Rio Preto, pulasse do 17º para o 8º lugar no ranking nacional com R$ 1,7 bilhão de arredação agrícola para os produtores. Barreiras avançou dezoito posições, saíndo do 42º para o 24º lugar. Já Luiz Eduardo Magalhães saltou 33 posições, indo do 61º para o 28º lugar.
Leia mais:
- Formosa do Rio Preto comemora dia do Cerrado
- Polícia Militar de Formosa do Rio Preto encerra nona etapa de projeto social
“Os valores dizem respeito ao total arrecado pelos produtores rurais, mas eles acabam refletindo também no PIB e dinamizando a economia de cada município. Em geral, os agricultores investem este dinheiro no próprio estabelecimento. Isto se reverte ainda nos setores de serviços, no comércio da região e na dinamização das agroindústrias que também geram emprego”, avalia Mariana Viveiros, Supervisora de Disseminação de Informações do IBGE.
10 MUNICÍPIOS BAIANOS COM MAIOR VALOR DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM 2017
São Desidério: 2,3 bilhões
Formosa do Rio Preto: 1,7 bilhões
Barreiras: 977 milhões
Correntina: 903 milhões
Luiz Eduardo Magalhães: 897 milhões
Riachão das Neves: 662 milhões
Mucugê: 497 milhões
Juazeiro: 480 milhões
Jaborandi: 371 milhões
Prado: 284 milhões