A AgroFormosa, feira agropecuária de Formosa do Rio Preto, na Bahia, espera atrair um número maior de visitantes em 2024. Consequentemente, há uma expectativa de grandes negócios durante os três dias do evento. O encontro, que terá como tema “Solo fértil, agro forte” vai impulsionar as cadeias produtivas do Matopiba e promete uma edição inédita em estrutura e volume de negócios.
A edição 2024, que ocorrerá de 27 a 29 de junho, terá uma nova estrutura no Parque de Vaquejada Major Leopoldo, na principal entrada da cidade.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
A Associação dos Criadores de Formosa do Rio Preto (Acrifor), organizadora do evento, mantém altas expectativas para a AgroFormosa de 2024.
“Dobramos a área do parque, passando de 33 mil m² para 66 mil m². O investimento refletiu em mais expositores e infraestrutura mais moderna, o que com certeza já demonstra a evolução do nosso evento”,
afirma Sabino Filho, presidente da AgroFormosa e da Acrifor.
Na primeira edição, realizada em 2023, a AgroFormosa recebeu 45 mil visitantes e dezenas de expositores, gerando um volume total de negócios de R$ 5 milhões, segundo sua assessoria.
“Esperamos alcançar novos recordes tanto em visitantes quanto em negócios, pois observamos que este é um novo momento para as empresas e produtores da nossa região. A AgroFormosa vai refletir o crescimento da nossa produção”,
acrescenta Sabino.
Expositores e Inovações
Até aqui, a feira já conta com cerca de 60 expositores de diversos segmentos, incluindo máquinas e implementos, transportes, genética e pecuária. Entre as novidades, destaca-se o pavilhão coberto dedicado a empresas de tecnologia, algo inédito na feira. “O nosso produtor busca por inovação e tecnologia para modernizar seus processos e alcançar mais resultados. A AgroFormosa chega com o objetivo de ser esse caminho para ele”, defende Sabino Filho.
Programação de Palestras
Além da exposição, a AgroFormosa oferecerá uma programação ampliada na área do conhecimento. Durante três dias, haverá palestras sobre temas como prevenção e combate de doenças na pecuária, recuperação judicial no agro e práticas ambientais nas propriedades agrícolas. Especialistas, pesquisadores e representantes de instituições públicas e privadas conduzirão essas palestras. “Além de fazer negócios, eles encontrarão na feira um lugar de compartilhamento de experiências e ideias que beneficiará todos os empreendimentos rurais da nossa região”, destaca Sabino. A programação completa será divulgada nas redes sociais da organização.
A feira é independente, criada para fomentar e capacitar ainda mais a produção de alimentos em um dos municípios mais produtivos do país. Localizado no extremo Oeste baiano, Formosa do Rio Preto se destaca nas culturas de soja e milho, com mais de 2,3 milhões de hectares cultivados na última safra.
O município também se destaca na cotonicultura e pecuária, registrando alguns dos maiores números do PIB agropecuário na Bahia. Com rebanhos de cerca de 85 mil bovinos, equinos e caprinos, Formosa do Rio Preto faz parte de uma das sub-regiões produtoras do Oeste baiano, que inclui Barreiras, Riachão das Neves e Santa Rita de Cássia