AgroFormosa 2025 tem abertura oficial e consolida Formosa do Rio Preto como referência do agronegócio no Matopiba - Foto: Divulgação
A AgroFormosa 2025 foi oficialmente aberta na noite desta quinta-feira (3), em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, com a presença de autoridades políticas da região, representantes do governo estadual e produtores rurais. A cerimônia ocorreu no novo tatersal, espaço inaugurado especialmente para leilão de animais, que levou o nome de Didi Preto, um ex-morador do município que faleceu no início deste ano.
Estiveram presentes os prefeitos Otoniel Teixeira, de Barreiras, Zezo Aragão, de Santa Rita de Cássia, e Filemon Nogueira, de Corrente, no Sul do Piauí, assim como o ex-prefeito de Formosa do Rio Preto, Termosires Dias. O prefeito Neo Araújo, anfitrião do evento, deu as boas-vindas e destacou a importância da feira para o município e para o Matopiba — região que integra partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Um dos discursos mais marcantes da noite foi feito pelo representante do secretário de Agricultura da Bahia, Paulo Baqueiro. Em tom entusiasta, ele afirmou que Formosa do Rio Preto é a bola da vez no agronegócio baiano, prevendo que o município se tornará uma nova Luís Eduardo Magalhães — cidade jovem, mas atualmente referência em desenvolvimento no estado.
“A AgroFormosa é um reflexo do potencial desta terra. Formosa do Rio Preto está no centro das atenções e deve se preparar para um crescimento”, afirmou.
O prefeito Neo Araújo reforçou que a feira pertence ao povo e deve ser mantida por futuras gestões como política pública. Já o presidente da Acrifor, associação organizadora da feira, Sabino Gomes, celebrou o sucesso da terceira edição e agradeceu o apoio institucional e dos produtores.
Ao dar as boas-vindas ao público, Gomes lembrou que tudo começou com um sonho que parecia distante. “Hoje, esse trabalho que plantamos com tanto cuidado já está alimentando gerações. A AgroFormosa é fruto de união, coragem e da certeza de que, quando Formosa decide caminhar junto, ela se torna imbatível”, afirmou.
O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, o advogado Hélio Justo, reforçou a parte social da feira, promovida com apoio da Faeb/Senar. Além de cursos, o sindicato promove atendimento oftalmológico durante a feira e o empoderamento feminino.
Ao longo dos próximos dias, a AgroFormosa terá uma programação intensa, com palestras, oficinas, rodas de conversa e espaços de negócios. Entre os destaques, estão os dois leilões que movimentarão a pecuária regional: nesta sexta-feira (4), ocorre o leilão de gado leiteiro, e no sábado (5), será realizado o leilão de gado Nelore P.O., consolidando a feira como referência na valorização genética e na promoção de novos investimentos no setor.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Formosa do Rio Preto, o advogado Hélio…
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul confirmou, na noite de quinta-feira…
O fenômeno denominado de "Lua cheia do veado" poderá ser visto em todo Brasil, nesta…
A morte após parto em Corrente, no Sul do Piauí, está sendo investigada pela Polícia…
Uma ultrapassagem proibida quase resultou em tragédia na BR-414, em Goiás, no final de abril.…
O Outlook fora do ar nesta quinta-feira (10) afeta milhares de usuários em diversas partes…
This website uses cookies.