Treze quilos de agrotóxicos de procedência internacional e que não tem registro nos órgãos de controle do Brasil, foram apreendidos na noite de ontem (9) pela Polícia Rodoviária Federal – PRF, na altura do KM-408 da BR-242 no município de Seabra na Chapada Diamantina na Bahia.
Segundo informou a PRF, a carga estava a bordo de um veículo Renault Oroch, conduzido por um homem de 31 anos e que não teve a identidade revelada pelos agentes foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil no município.
Ainda segundo a PRF, o homem informou que a carga foi adquirida em Luis Eduardo Magalhães e ele pretendia comercializar o produto em Jacobina no centro-norte da Bahia. Ele informou ainda que se trata de um inseticida comumente utilizado na lavoura.
Por não serem registrados no Brasil, os defensivos agrícolas ilegais não seguem as diretrizes e exigências do Ministério da Agricultura, do Ibama, da Anvisa e dos órgãos estaduais de defesa agropecuária. Alguns desses produtos possuem uma concentração de substâncias nocivas acima do permitido. Por isso, representam prejuízos ao agricultor, além de causar danos ao meio ambiente, à saúde do aplicador e do consumidor, informou a PRF.