O domingo (2) foi de transtornos para moradores da pequena cidade de Catolândia no Oeste da Bahia. As chuvas que caíram ontem no menor município da Bahia, invadiram casas, ruas e praças foram tomadas pelas águas. Não há sinais de feridos. O prefeito Giovanni Moreira dos Santos (PSDB) informou ontem ao Portal do Cerrado que várias famílias foram retiradas de suas casas. O prefeito também informou que somente nesta segunda-feira (3) seria possível começar a contabilizar os prejuízos.
Em um comunicado nesta segunda-feira (3), foi informado que todos os funcionários públicos do município estavam em estado de alerta. Munícipes estão em ação tentando transportar bens móveis para locais mais seguros.
Segundo a prefeitura local, um dos pontos mais críticos enfrentados no município foi na Praça Cartão onde uma casa caiu e deixou outra praticamente destruída. A água invadiu o prédio da Secretaria de Saúde causando prejuízos. Computadores, móveis, equipamentos e remédios foram atingidos.
O atendimento foi transferido provisoriamente para laboratório municipal em caráter emergencial. Ainda segundo a prefeitura, o órgão municipal da saúde foi gravemente atingido pelas águas e está com a estrutura comprometida.
A água das chuvas também interromperam o acesso a alguns povoados e há risco de novas enchentes, de acordo com a prefeitura.
Barreiras que é município vizinho, informou por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, através da Defesa Civil Municipal que choveu 110 milímetros na região da Capivara, na zona rural de Catolândia, e que por isso o rio Poções que deságua no Córrego Ribeirão e corta a cidade de Barreiras transbordou.
Em vídeos postados nas redes sociais, foi possível ver a sede da Secretaria da Saúde do município tomada pela água e uma máquina da prefeitura tenta criar um caminho para passagem da água.