O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para quase 200 cidades da Bahia, com grau de severidade classificado como “Perigo Potencial”. O aviso começou às h10 de quinta-feira, (17) e se estenderá, a princípio, até às 10h de sábado (19).
Na capital baiana, o céu segue nublado a parcialmente nublado, com chances de até 60% de chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia. Por outro, no extremo Oeste, Formosa do Rio Preto, tem previsão de calor, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. As duas cidades estão a mais de mil quilômetros de distância uma da outra.
LEIA MAIS:
Meta libera inteligência artificial no WhatsApp no Brasil
Durante o período, é esperado que a chuva varie entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h. Apesar do volume de chuvas, o alerta destaca baixo risco de ocorrências graves como cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Riscos e Recomendações
Diante das condições postas, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros recomendam algumas medidas de segurança, especialmente em caso de rajadas de vento:
- Evitar abrigar-se sob árvores, já que existe risco de queda de galhos e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, pois ventos fortes podem causar quedas;
- Evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada, para reduzir o risco de choques elétricos;
- Para mais informações e emergências, entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).