Inmet tem alerta laranja de chuvas intensas na Bahia

O Inmet ampliou o novo alerta laranja para condições climáticas instáveis em quase todo o estado da Bahia, com possibilidade de chuvas intensas, a princípio, até este sábado(12). Estão previstos volumes significativos, além de ventos que podem alcançar 100 km/h. De acordo com o instituto, o transporte de umidade da Amazônia em direção ao oceano influencia diretamente as condições meteorológicas atuais.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por sua vez, aponta que nas regiões do São Francisco, Oeste, Chapada Diamantina, Recôncavo e Sudoeste, haverá predominância de nebulosidade variável.

Alerta laranja de chuvas intensas para a região Oeste da Bahia – Foto: Inmet

De acordo com o Inema, os acumulados mais expressivos de chuvas estão previstos, principalmente, para a faixa leste, sul e oeste do estado, com destaque para a região que faz divisa com o Espírito Santo.

Há risco de alagamentos, quedas de árvores em algumas regiões e descargas elétricas aumentam. Veja lista de cidades da Bahia com alerta laranja de chuvas intensas aqui e aqui.

📍 Barreiras

  • sábado (11)

🌦️ Nublado com pancadas de chuva e trovoadas
🌡️ Temperatura máxima 30 °C e mínima 21 °C
🌬️ Ventos fracos

  • domingo (12)

🌦️ Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
🌡️ Temperatura máxima 28 °C e mínima 21 °C
🌬️ Ventos fracos

📍 Formosa do Rio Preto

  • sábado (11)

🌦️ Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
🌡️ Temperatura máxima 30 °C e mínima 21 °C
🌬️ Ventos fracos

  • domingo (12)

🌦️ Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
🌡️ Temperatura máxima 28 °C e mínima 21 °C
🌬️ Ventos fracos

Recomendações do Inmet

  • Evite árvores e placas: não se abrigue debaixo de árvores e evite estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Desligue aparelhos elétricos: sempre que possível, desligue equipamentos e o quadro geral de energia para evitar danos.
  • Contate autoridades: em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Leia mais em Portal do Cerrado

MeteorologiaPrevisao do Tempo
Comentários (0)
Adicionar Comentário