O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas e com ventos para as regiões Oeste e Norte da Bahia, com validade até as 10h desta sexta-feira (5). Nessas regiões podem ocorrer chuva entre 30 e 60mm/h ou de 50 a 100mm/dia. Os ventos intensos podem chegar a 100km/h em áreas isoladas do estado.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
A princípio, há risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, risco de corte de energia e descargas elétricas. O mesmo alerta laranja do Inmet vale para estados vizinhos, com chuvas intensas nas regiões Sul do Piauí, Leste do Tocantins e região mais ao Sul de Pernambuco.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Para as outras regiões da Bahia, há um alerta amarelo também com chuvas, ainda que intensas, mas em menor volume, podendo chegar entre 20 e 30mm/h.
Nesta quinta-feira (4) já choveu forte em Cansanção, no Norte do estado. O temporal deixou moradores de alguns povoados ilhados. Segundo o g1, nos últimos dois dias, o volume de água chegou a 162mm. O Rio Itapicuru subiu e água invadiu casas em Nordestina e Quijingue. As duas cidades estão menos de 40 km uma da outra.
Em Jacobina, os 104mm de chuva em pouco mais de uma, também alagou casas e ruas da cidade. No outro extremo, cidades do Sul do estado como Guaratinga e Teixeira de Freitas, a chuva forte causou transtornos aos moradores.
Também de acordo com o Inmet, a região está em alerta amarelo para risco de temporais.