Assim como nos humanos, indisposição e problemas no sistema digestório de cães e gatos são mais comuns do que se imagina. Com o propósito de melhorar a saúde dos cães e gatos com quadros de distúrbios gastrointestinais, hoje, já é possível encontrar alimentos terapêuticos que cumprem especificamente esse papel.
A equipe de nutricionistas e veterinários da Hill’s Pet Nutrition estudou o microbioma de cães e gatos e constatou que a saúde gastrointestinal de um animal de estimação pode ser afetada, positivamente, por alguns prebióticos que nutrem as bactérias intestinais, influenciando a saúde e o bem-estar gerais do animal de companhia.
Isso ocorre porque o trato gastrointestinal dos animais é habitado por comunidades de microrganismos essenciais para a saúde do hospedeiro. Essa rede de bactérias e outros microrganismos são chamados de microbioma e a população exata desses seres é única para cada animal.
“Ao fornecer ao animal de estimação uma nutrição adequada para apoiar a saúde digestiva, é possível ajudar a restaurar mais rapidamente o equilíbrio gastrointestinal e melhorar a qualidade de vida do pet”, esclarece Henrique Tobaro Macedo, consultor profissional veterinário da Hill’s Pet Nutrition.
O microbioma intestinal desempenha um papel importante não só no equilíbrio da saúde digestiva, mas também contribui para a imunidade e o funcionamento geral do organismo. A manutenção de um equilíbrio microbiano no trato digestivo é, portanto, essencial para que funções relacionadas ao metabolismo energético, à saúde do epitélio intestinal, à manutenção da hemóstase e à atividade do sistema imunitário sejam muito bem desempenhadas.
Como algumas bactérias são funcionais para a saúde gastrointestinal, elas precisam se alimentar de nutrientes adequados para se manterem ativas. Para isso, foi desenvolvida a tecnologia ActivBiome+™, uma combinação de fibras prebióticas sinergéticas que ajudam a manutenção do microbioma gastrointestinal.
A mistura de fibras prebióticas que atuam de forma sinérgica são usadas pelas bactérias no intestino grosso, permitindo que as benéficas se proliferem e produzam pós-bióticos (produtos metabólicos do metabolismo microbiano) para ajudar o hospedeiro.
Ao promover o crescimento de bactérias funcionais, isso ajuda a reduzir o crescimento de bactérias potencialmente indesejáveis e seus metabólitos. Os microrganismos fermentam as fibras e produzem compostos nutritivos para o intestino, além de liberar e ativar polifenóis, antioxidantes e anti-inflamatórios. Esses pós-bióticos beneficiam o intestino, bem como outros órgãos e tecidos.
Alimentos formulados com a tecnologia oferecem suporte nutricional nos quadros de distúrbios gastrointestinais responsivos às fibras, como colite aguda e crônica, constipação responsiva à fibra, diarréias infecciosa e responsiva a antibióticos, megacólon com motilidade intestinal e disbiose.
“De acordo com um estudo clínico conduzido pela Hill’s Pet Nutrition, cães com diarreias crônicas que consumiram alimentos com ActivBiome+™ apresentaram um quadro de melhora na qualidade das fezes e 100% deles não apresentaram recorrência”, conclui Macedo.
Veículo roubado, armas e munições foram apreendidos após confronto com a polícia em Ibotirama nesta…
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou nesta terça-feira (8) seu pedido de exoneração do…
O repórter do SBT, Rodrigo Garavini, foi retirado por policiais civis durante uma transmissão ao…
As manchas de suor nas roupas, especialmente nas axilas de camisetas brancas ou coloridas claras,…
Motorista seguia para o estado de Goiás, após deixar o Maranhão com uma carga de…
Um grave acidente envolvendo um ônibus de viagem deixou dez mortos, incluindo duas crianças, na…
This website uses cookies.