Formosa do Rio Preto

Alunos brilham em feira de empreendedorismo em Formosa do Rio Preto

Na quinta-feira, (28), o Cetep Almir Teixeira foi palco de um evento que uniu tradição, ciência e criatividade: a Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Cultura. Com o tema Etnosaberes e Cultura Afro-Brasileira: A Ciência como Espaço de Todos os Saberes, a iniciativa trouxe a tona a riqueza cultural e o talento da juventude de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia.

O evento foi marcado por apresentações culturais que exaltaram a herança afro-brasileira, com destaque para a manifestação dos remanescentes quilombolas do Buritizinho e da Barra do Brejo, comunidades reconhecidas pela Fundação Palmares desde 2018. Além disso, os visitantes puderam saborear a culinária típica local, profundamente influenciada pela cultura africana. Um pouco do artesanato feito com o emblemático capim dourado, um dos símbolos do Gerais do Rio Preto.

Empreendedorismo e inovação protagonizados por jovens

A feira também evidenciou o potencial empreendedor dos estudantes. Foram apresentados produtos como sabonetes artesanais, licores, bijuterias, souvenirs e temperos. Cada item refletia a criatividade e o compromisso dos jovens em valorizar os recursos locais e criar oportunidades.

Produtos confeccionados por alunos no Cetep Almir Teixeira em Formosa do Rio Preto – Foto: Portal do Cerrado

Entre os destaques da produção científica, um projeto inovador chamou a atenção: Everton Avelino e Haniel, desenvolveram um couro vegetal a partir da palma, mostrando como a ciência pode dialogar com a sustentabilidade e a tradição. Por outro lado, um show de cultura, com apresentação de dança, protagonizado também pelos estudantes e uma busca pelos reisados, que marcou época na cidade.

Homenagem e legado cultural

Outro ponto alto foi o stand em homenagem à Conceição Evaristo, a escritora mineira que inspira a estudante Maria Clara. A estudante é apaixonada por poesia, influenciada pelo contexto de sua casa, onde sua mãe faz versos. A exposição destacou a importância de preservação das raízes culturais enquanto se busca inovação e desenvolvimento.

O evento, realizado das 9h às 17h, mostrou que a ciência, a cultura e o empreendedorismo podem caminhar juntos, promovendo inclusão, aprendizado e desenvolvimento social. Foi um dia em que os sabores e saberes da região se encontraram, celebrando a diversidade e a força da juventude formosense. Basta acreditar.

Leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Acidente grave com ônibus deixa mais de 10 mortos em Pernambuco

Acidente com ônibus na BR0423 em Saloá, no estado de Pernambuco, deixa mais de 10…

% dias atrás

Acidente na BR-242 em Muquém do São Francisco deixa mulher morta

Acidente na BR-242 em Muquém do São Francisco, na Bahia, deixa mulher morta, na manhã…

% dias atrás

Mistério em Barreiras: corpo é encontrado no Rio Grande

Corpo é encontrado boiado em trecho do Rio Grande em Barreiras, na Bahia

% dias atrás

Bombeiros controlam incêndio em carreta com algodão na BA-459, em Luís Eduardo Magalhães

Bombeiros controlam incêndio em carreta carregada com algodão na BA-459 em Luís Eduardo Magalhães, na…

% dias atrás

Vitória vence o Bahia em clássico eletrizante no Barradão

EC Vitória bate o EC Bahia no Barradão.

% dias atrás

Incêndio atinge algodoeira em Luís Eduardo Magalhães nesta quinta

Incêndio atinge algodoeira em Luís Eduardo Magalhães nesta quinta-feira, 16 de outubro de 2025.

% dias atrás

This website uses cookies.