Bahia

Ambulâncias fazem fila no Hospital do Oeste em espera por vagas para pacientes

Fila de ambulâncias em frente ao Hospital do Oeste (HO), em Barreiras, nos últimos dias, estão chamando a atenção da população. Em vídeos que começaram a circular nas redes sociais, na quinta-feira (5), é possível ver várias ambulâncias enfileiradas na unidade. De acordo com moradores, a fila já chegou a ter até dez veículos e a espera para conseguir a internação dos pacientes.

O Portal do Cerrado apurou com motoristas em Barreiras, que a maior demanda é para acidentados, enquanto para crianças e idosos, tem um atendimento priorizado. Um dos motoristas sugeriu que o número de crianças com bronquiolite é grande.

No final de maio, o próprio HO já demonstrava preocupação com o aumento de casos de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), caracterizado por inflamação severa dos pulmões. Segundo a Sesab, até a primeira quinzena de maio deste ano, quatro óbitos já haviam sido registrados – entre eles o de uma jovem paciente no início deste mês – e 127 casos notificados pelo Hospital.

“Não teria vaga na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] do Hospital do Oeste. De fato, o hospital tem UTI. O que não tem é vaga em decorrência da demanda”, disse a advogada Maria Adail, em entrevista à rádio Oeste FM, conforme apontou o jornal Correio.

Resposta ao jornal

Em nota ao Correio, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que a demora no tempo de admissão dos pacientes transportados pelas ambulâncias é resultado do aumento do atendimento na unidade. “A alta demanda, agravada pelo aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), fez com que o tempo de admissão de pacientes ficasse acima da média”, apontou o órgão.

As Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que administram a unidade, revelaram ainda que ela se encontra em estado de “superlotação”. “Situação agravada pelo aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”, concordaram.

Tanto a Osid quanto a Sesab acrescentaram que o hospital é o único complexo de saúde referência na assistência de alta complexidade na região e atende pacientes de 36 municípios. Completaram informando, em ambas as notas, que o HO “permanece atendendo os pacientes em sua totalidade, mobilizando esforços para prestar uma assistência multiprofissional qualificada e humanizada, bem como o acesso aos recursos necessários para o diagnóstico e tratamento”.

Com o Correio e Blog Braga

Siga o Portal do Cerrado no Google Notícias

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Homem é agredido durante ação policial no Oeste da Bahia

Um homem foi agredido durante uma ação policial em Paratinga, no oeste da Bahia, em…

% dias atrás

Cavalo mutilado em SP: tutor é investigado por maus-tratos

O cavalo mutilado em Bananal (SP) teve a morte registrada como resultado de maus-tratos, conforme…

% dias atrás

Bahia x Ceará na Copa do Nordeste: clássico decide vaga na final nesta quarta

Bahia x Ceará na Copa do Nordeste: clássico decide vaga na final nesta quarta

% dias atrás

Homem é esfaqueado durante cavalgada em Santana; caso tem versões contraditórias

Um homem esfaqueado em Santana mobilizou a Polícia Militar na madrugada desta segunda-feira (18). O…

% dias atrás

Maus-tratos em Bananal: cavalo tem patas cortadas durante cavalgada

A Polícia Civil investiga maus-tratos a um cavalo em Bananal (SP) após denúncias de mutilação…

% dias atrás

Poste no meio da BR-030 causa risco a motoristas no Oeste da Bahia

Um poste no meio da BR-030, no trecho entre os municípios de Cocos e Feira…

% dias atrás

This website uses cookies.