Ícone do site Portal do Cerrado

Aneel confirma leilão de transmissão de energia que atende Formosa do Rio Preto

Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, Formosa do Rio Preto, Bahia, Linha de Transmissão, Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, Governo Federal, Brasil, Aneel Leilão

Reprodução

Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirmou para o próximo ano, o leilão que beneficia o município de Formosa do Rio Preto, na Bahia, com duas novas linhas de transmissão de energia e uma subestação. O Leilão n.º 1/2024 será realizado em 28 de março de 2024 na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo. O Portal do Cerrado já havia antecipado a novidade em agosto, no lançamento do Novo PAC, pelo Governo Federal. Os investimentos passarão de R$ 600 milhões. (leia aqui)

Ao todo, a entidade brasileira confirmou que serão leiloados 6.464 quilômetros de novas linhas e trechos de transmissão que poderão agregar 9.200 MW de capacidade de transformação ao sistema elétrico.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O leilão, dividido em 15 lotes, totalizam 69 projetos de transmissão espalhados por 14 estados, com expectativa de R$ 18,2 bilhões, assim, com geração de 35 mil empregos diretos e indiretos nos estados contemplados.

Mas é o lote 7, o que mais interessa a região Oeste da Bahia, Leste do Tocantins, Sul do Piauí e do Maranhão, com ampliação da capacidade de transmissão de energia elétrica para o atendimento dessas regiões, inseridas na área denominada Matopiba. Conforme o edital, a previsão chega a 60 meses de obras, o que corresponde 5 anos.

Conforme o Ministério de Minas e Energia, ao Portal do Cerrado em agosto, são duas Linhas de Transmissão (LT). A LT´s 230 kV Gilbués II x Formosa do Rio Preto C1 e Dianópolis II x Formosa do Rio Preto C1. São novas instalações de transmissão de energia elétrica, com instalação de uma subestação de Rede Básica de Formosa do Rio Preto.(SE 230/138 kV Formosa do Rio Preto – (6+1Res) x 50 MVA e Compensação Síncrona (-48/+80) Mvar.”).

As duas linhas de transmissão compreendem quase 400 km de extensão, nos três estados, conforme divulgação da Aneel.

Sair da versão mobile