Avisa suspende venda de creme dental da Colgate - Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta semana a interdição de todo o creme dental do modelo Colgate Clean Mint devido a relatos de eventos adversos entre os consumidores. A medida, que tem caráter cautelar e visa proteger a saúde pública, tem prazo legal de 90 dias. Durante o período, a Colgate pode recorrer da decisão. As informações são do portal UOL e Estadão.
O que causou a interdição?
Até o momento, há registros de pelo menos 13 casos de reações adversas envolvendo 8 pessoas, entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025. Os principais sintomas reportados incluem inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral, além de sensação de ardência, dormência nos lábios e boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão. Esses relatos geraram preocupação e, como resultado, a Anvisa tomou a medida cautelar de suspender a comercialização do produto.
A posição da Colgate e o contexto da mudança de fórmula
Em paralelo, a Colgate também enfrenta críticas devido à mudança na fórmula da pasta Colgate Total Prevenção Ativa, vendida desde julho de 2024. A nova versão utiliza fluoreto de estanho em vez do fluoreto de sódio, que estava presente na versão anterior. A empresa garantiu que a alteração é segura e eficaz, com o fluoreto de estanho sendo amplamente utilizado em pastas dentais globalmente.
Apesar das afirmações da empresa sobre a segurança do produto, a Colgate reconheceu que uma pequena parte dos consumidores pode ser sensível a ingredientes como o fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nesses casos, a empresa recomenda a interrupção do uso, o que faria as reações adversas cessarem.
A Anvisa segue acompanhando de perto o caso e aguarda mais informações sobre a segurança do produto. Enquanto isso, a Colgate deve fornecer um pronunciamento oficial sobre as medidas a serem tomadas. De acordo com o portal UOL, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) segue acompanhando a situação.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Ex-prefeito de Barreiras, na Bahia, Zito Barbosa lança pré-candidatura a deputado federal pelo União Brasil.
ACM Neto visita Barreiras e se reúne com lideranças políticas na região Oeste da Bahia
Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros durante torneio de dominó…
Áudio vazado expõe comentário de Mônica Waldvogel na GloboNews, no Programa Em Ponto
Morre em Salvador aos 77 anos Estela Fernandesde Oliveira, mãe do cantor Saulo Fernandes, nascido…
Capotamento na BR-242 em Barreiras, na Bahia, mata enfermeira identificada como Marilene Alves Souza, de…
This website uses cookies.