da Tribuna da Bahia | Salvador – Bahia
Com a filiação da Apae de Formosa do Rio Preto, a Federação das Apaes do Estado da Bahia – Feapaes-BA ganha uma nova integrante. A mais recente conquista reforça o crescimento da entidade no estado que conta com 77 Apaes associadas e mais duas entidades coirmãs. Fundada em fevereiro de 2020, a Apae FRP já possui 86 cadastrados de um total de 386 pessoas com deficiência intelectual e múltipla no município, segundo levantamento feito pela instituição. O presidente, Cláudio Barbosa dos Santos, comenta que a intenção é acompanhar cada vez mais indivíduos. “Temos como sonho, cadastrar todas as pessoas com deficiência de nosso município, e vê-los inseridos na Apae”.
Apesar das limitações impostas pela pandemia e com apenas um ano de funcionamento, a organização tem realizado diversos projetos e conta com cinco funcionários para trabalhos administrativos e marcação de consultas. Atendimentos com especialistas, como fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo, estão entre os serviços prestados. Além disso, a Apae tem atuado também no âmbito social, como a entrega de cestas básicas e ações solidárias na Páscoa e no Natal.
Contando com o apoio da comunidade formosense, a instituição foi contemplada com um terreno e uma quantia para o início da construção da sede própria. Compõem ainda o elenco de atividades realizadas, a criação de um viveiro com mudas frutíferas e uma horta, feita em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da cidade. “Agora com a filiação oficial na Feapaes-BA, esperamos conseguir mais forças para seguirmos em busca de nossos sonhos”, afirma Cláudio Barbosa.