Apesar da situação grave em todo o Oeste da Bahia provocada pela pandemia, com hospitais de referência lotados em Barreiras, Barra e Bom Jesus da Lapa, o que fez o Governo da Bahia editar na sexta-feira (14) um novo decreto proibindo o funcionamento do comércio não essencial em 36 municípios da região, em Formosa do Rio Preto, todo o comércio funciona normalmente, como se o novo coronavírus não atingisse o município.
Na manhã desta segunda-feira (17) a Av. Brasil, onde estão localizadas várias lojas de móveis, eletrodomésticos, roupas e diversos outros empreendimentos, permaneciam abertas. Em outros locais da cidade, o comércio considerado não essencial pelo decreto estadual, funciona normalmente, como lojas material de construção.
Já foram registradas 22 mortes em decorrência da doença em Formosa do Rio Preto com 862 casos confirmados. Para além disso, hospitais com leitos exclusivos para tratamento da doença registra 100% de ocupação como é o caso do Hospital do Oeste para onde são levados pacientes em estado grave de toda a região Oeste do estado.
Ontem domingo (16) às margens do Rio Preto, também foi visto aglomeração, no entanto, ninguém percebe a presença de órgãos públicos municipais, indicando que corrobora com a atitude nem sempre responsável da população e também não faz cumprir no município decretos do Governo do Estado que podem salvar vidas.
É sabido a essencialidade do funcionamento de lojas comerciais e empresas para sobrevivência da economia, mas diante de uma pandemia que assola o mundo há mais de um ano, parece que população e empresários ainda não entenderam o momento de guerra contra um inimigo invisível que já matou mais 430 mil pessoas no Brasil e deixado sequelas em centenas de milhares no país.
Enquanto isso, dia após dia, novos casos de infecções pelo novo coronavírus são identificados no município. A situação em todo o Oeste do estado é grave.