Após mais de dez anos, o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem será realizado em Formosa do Rio Preto no Oeste da Bahia. A última e única vez que o exame foi aplicado no município foi em 2009 e até então as razões da suspensão nunca foram esclarecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –Inep, órgão do Ministério da Educação.
Desde esta época, nenhuma tentativa de reaplicar o exame no município tinha sido feita. Durante anos, estudantes do município tinham que viajar, as vezes, mais de 100 quilômetros se quisesse participar do certame.
A volta da aplicação das provas no município foi um esforço coletivo da gestão de Termosires Dias através da Secretaria Municipal da Educação. O empenho pessoal de Lucileide Dantas e do apoio incondicional de Neinha Gomes, formosense que mora em Brasília e presta serviços ao Governo Federal.
Ano passado, 632 alunos de Formosa do Rio Preto realizaram o exame em municípios vizinhos como Corrente (PI) , Santa Rita de Cássia e Barreiras na Bahia. Este ano o número saltou para 1.270, considerando aí alguns concluintes do ensino médio que moram em outras cidades mas escolheram fazer a prova em Formosa.
O salto do número de formosense inscritos no certame, certamente se deu pelas facilidades agora encontradas. Antes , além da logística de transportar centenas de alunos e dadas as dificuldades financeiras de tantos outros que não tinham condições de arcar com despesas de alimentação e alguns outros custos de viagem, apesar da gratuidade do transporte.
Outro fator importante é que as provas também serão aplicadas em escolas da zona rural do município. No Colégio Municipal Francisco Ângelo na Canabrava e no Colégio Municipal Presidente Costa e Silva na comunidade de Arroz.
Já no centro da cidade, as provas serão aplicadas no Colégio Estadual Isabel Araújo da Silva; Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida; Colégio Municipal Coração de Jesus; Colégio Municipal Joaquim Alexandre da Silva Filho; Escola Pingo de Gente e Escola Pirilampo da rede particular.
As provas também serão aplicadas na Unopar e no Centro de Ensino Técnico Rio Preto – Ceterp, conhecida como na cidade como Faculdade de Manuela.
Confira os horários de aplicação do Enem:
- Abertura dos portões: 11h30
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas 1º dia: 19h
Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.