Formosa do Rio Preto

Após operação, prefeitura quebra contrato com empresas médicas

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, rescindiu três contratos com três clínicas médicas, com publicações no Diário Oficial desta quinta-feira (19).

Apesar de não declarar explicitamente os motivos, as rescisões ocorreram em meio às investigações que apontam desvios de R$ 12 milhões em recursos públicos, fraudes em licitações e contratações irregulares em contratos de serviços médicos, incluindo possíveis empresas de fachada.

A Prefeitura justificou as rescisões como um “ato unilateral” amparado pelos artigos 78 e 79 da Lei nº 8.666/93, que regulamenta licitações e contratos. A partir destes dados, não há mais vínculos contratuais entre as partes.

Na última terça-feira, (17), prefeito, ex-secretários de saúde, clínicas e agente públicos foram alvo de buscas realizadas pela Polícia Civil da Bahia, com apoio da Draco e da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor). A operação busca desarticular um esquema de corrupção que abrange Formosa do Rio Preto, Corrente e Bom Jesus.

Entre as irregularidades apuradas estão plantões fictícios, exames médicos não realizados e listas de pacientes fraudados. Em um dos casos emblemáticos, foi solicitada a solicitação de ultrassonografias transvaginais em pacientes do sexo masculino.

Com a rescisão dos contratos, a Prefeitura não divulgou como pretende reorganizar os serviços médicos afetados pelas investigações. A Operação USG continua em andamento, e novas fases podem ampliar o número de suspeitos e o valor dos desvios.

Leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Toque Dez volta a tocar na Vaquejada de Formosa do Rio Preto

Toque Dez na Vaquejada de Formosa do Rio Preto está mais do que confirmada! A…

% dias atrás

As 5 doenças que mais matam na Bahia — a número 1 vai te surpreender

As doenças que mais matam na Bahia revelam uma triste realidade no estado. Em 2023,…

% dias atrás

Mãe e filho são resgatados de cárcere privado em Barreiras

Uma mulher e o filho dela, apenas 6 anos, foram resgatados pela Polícia Militar após…

% dias atrás

Inscrições para Miss e Mister Vaquejada 2025 começam hoje em Formosa do Rio Preto

Você tem entre 16 e 26 anos e sonha em brilhar na maior festa de…

% dias atrás

Bahia vence o Nacional e avança na Libertadores

O Bahia avançou ao vencer o Nacional- URU na noite desta quarta-feira (9), no Estádio…

% dias atrás

Aliado de ACM Neto barra homenagem a Júnior Marabá na AL-BA

Júnior Marabá, prefeito de Luís Eduardo Magalhães, acabou no centro de uma disputa política que…

% dias atrás

This website uses cookies.