Mais de três mil hectares de caatinga desmatados ilegalmente são embargados pelo Ibama na Bahia — Foto: Divulgação/Ibama
O Ibama concluiu na sexta-feira (29) operação de combate ao desmatamento ilegal do bioma caatinga. Segundo o órgão, as áreas são na região da bacia do rio São Francisco, com embargo de 3.380 hectares. O equivalente a 3.300 campos de futebol. As áreas desmatadas estão em vários municípios do Oeste da Bahia.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
A Operação Mandacaru I realizada nos municípios de Santana, São Félix do Coribe, Sítio do Mato, Coribe, Carinhanha, Serra do Ramalho e Santa Maria da Vitória, deve continuar.
Segundo o Ibama, os proprietários dos terrenos já foram identificados, autuados e responderão na justiça por crime ambiental, além de serem obrigados a recuperar as áreas degradadas. As multas superam R$ 5,8 milhões.
Ainda conforme nota do órgão, o desmatamento era realizado para ampliação de atividades agropecuárias, em especial a criação de gado, sem licença dos órgãos ambientais.
O desmatamento ilegal na caatinga empobrece o solo, provoca o assoreamento dos rios e elimina o habitat de diversos animais silvestres. Também contribui para o aumento dos níveis de gás carbônico na atmosfera, acelerando mudanças climáticas.
Conforme a superintendente do Ibama na Bahia, Lívia Martins, a operação Mandacaru realizada na caatinga terá continuidade ao longo do ano.
Acidente ocorreu no trecho da BR-101 em Mascote, na Bahia
Uma mulher morreu e pelo menos outras quatro pessoas ficaram feridas em uma colisão ocorrida…
O Banco do Nordeste (BNB) participa a partir desta quinta-feira, 3, da Agroformosa 2025, em…
O atacante português Diogo Jota, de 28 anos, faleceu na madrugada em um trágico acidente…
Com as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), beneficiários do programa podem…
Com uma programação com grandes nomes como Natanzinho Lima e Nattan, o último dia do…
This website uses cookies.