Chapéus, bolsas, brincos, sandálias customizadas, peças de cerâmica. Estes e outros produtos da economia solidária baiana qualificaram ainda mais a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, montada na estrutura da Bahia Farm Show 2023. Os produtos de 30 empreendimentos valorizam o trabalho artesanal de mulheres, comunidades tradicionais e povos indígenas do Oeste da Bahia, dando visibilidade e possibilidade de comercialização pelo público visitante.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Conforme a CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Região, órgão do Governo da Bahia, um dos estantes bem comentado na Feira é o da Associação Pró-Cultura, do município de Formosa do Rio Preto. As mulheres do local produzem itens a partir do capim dourado, próprio da região do Cerrado.
A diretora da Associação, Áurea Aires, comentou sobre a produção realizada. “São bolsas, brincos, sousplats e cestos feitos a partir do capim dourado, algo muito nosso, do território Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente. Está sendo tudo de bom mostrar esse trabalho, que visa o empoderamento feminino, a produção sustentável e a garantia de renda das mulheres de povos e comunidades tradicionais da região”, elogiou a diretora.
A Feira
A Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária na Bahia Farm Show é uma realização do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Além do artesanato, uma chocolateria, uma cafeteria, praça gastronômica e um Empório da Agricultura Familiar esperam pelos visitantes até este sábado (10), último dia do evento, em Luís Eduardo Magalhães.
As informações são CAR