As boas conquistas do Jiu-Jitsu de Formosa do Rio Preto em 2023

O projeto social “Do Tatame para a Vida”, que promove o treinamento de jiu-jitsu para crianças e adolescentes na cidade de Formosa do Rio Preto, Bahia, já contabiliza um recorde de participação em competições, ocorridas em 2023. Atualmente, as cerca de 120 crianças e adolescentes acolhidos pelo projeto e que praticam o esporte gratuitamente participaram de 9 competições da modalidade, entre elas estão o 1º lugar por equipe na Copa Formosa e o 2º lugar na terceira etapa do campeonato baiano da FBJJO (Federação Baiana de Jiu-Jitsu).

O ano de 2023 também foi especial, pois a nova sede do projeto completou um ano. O novo espaço conta com uma sala de 240m² para aulas e treinamentos, refeitório e uma sala de descanso. Com isso, os alunos passaram a ter um local fixo e maior treinamento três vezes por semana. Foi garantido também o fornecimento de 50 uniformes (kimonos) para novos alunos, alimentação após os treinos e acompanhamento psicológico.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Além de todo o acolhimento que recebem, o projeto segue proporcionando aos alunos a oportunidade de fazerem parte de mais uma família, a do esporte, e de participarem de atividades de aprimoramento, como o curso de primeiros socorros, por exemplo. O professor Luciano Barreto – atleta e idealizador do projeto -, também se empenha em realizar visitas trimestrais aos colégios dos alunos para verificar presença, notas e como está o comportamento deles. Outra atividade na qual ele se dedica é dar palestras nas escolas para incentivar a participação de novos integrantes e falar sobre a importância da prática de uma atividade física para saúde mental da sociedade.

Em pouco mais de dois anos, cerca de 250 alunos, entre 6 e 17 anos, foram beneficiados por esta iniciativa. De acordo com Luciano, este é um sonho que se torna realidade graças ao apoio da Prefeitura de Formosa do Rio Preto, do Agronegócio Estrondo, de outras empresas que estão ao lado do projeto desde a sua fundação e, claro, da participação dos pais, familiares e amigos que acreditam que é possível fazer a diferença.

“Fico muito orgulhoso ao ver esses jovens tendo mais integração social e qualidade de vida. Depois que começaram a participar do projeto também melhoram o comportamento, pois aprenderam a ter mais respeito e disciplina, assim como a equilibrar aspectos da saúde mental, principalmente o estresse, a ansiedade e a depressão”,

afirma o professor.

Daniel Ferraz, gerente geral do Agronegócio Estrondo, um dos incentivadores do projeto, destaca esta iniciativa e fala sobre o futuro.

“Todos esses resultados nos enchem de orgulho. Seguimos impulsionando a educação e a perseverança através do esporte, e juntos caminhamos para mais um ano de parceria e crescimento ainda mais fortes”, conclui Daniel.

Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário