Os sistemas de monitoramento da NASA preveem a passagem de um asteroide potencialmente perigoso muito próximo à Terra nesta sexta-feira (2). Identificado como Asteroide 2008 OS7, do tamanho de um estádio de futebol, se aproximará a uma distância de 1,770,000 milhas ou 2,884 milhões de quilômetros da Terra às 11h41, horário de Brasília.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Na mesma data, outro objeto só que bem menor, ao tamanho de um avião passará a 533 milhas da terra ou 857 mil quilômetros.
Para efeito de comparação, a distância média da Terra à Lua é de cerca de 384 mil quilômetros, de acordo com a NASA. O Sol está a aproximadamente 149 milhões de milhas da Terra.
Embora não haja risco de impacto, sua distância ainda está diminuindo o suficiente para acompanhá-lo no site Asteroid Watch do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA , que rastreia as próximas cinco aproximações de asteróides.
De acordo com os critérios estabelecidos pela NASA, corpos celestes com mais de 460 pés, ou 140 metros de diâmetro, que se aproximam a menos de 4,6 milhões de milhas (7,5 milhões de quilômetros) da órbita terrestre ao redor do Sol são classificados como potencialmente perigosos. O Asteroide 2008 OS7, enquadra-se nessa categoria. No entanto, é importante ressaltar que não há risco iminente de colisão, conforme afirmado pelo Departamento de Observação de Asteroides.
Em Dezembro, a NASA lançou o OSIRIS-APEX para estudar Apophis, o chamado asteróide “ Deus do Caos ”, uma rocha enorme medindo cerca de 370 metros de diâmetro, que deverá passar perto do planeta a uma distância impensável de 32.000 quilômetros de distância em 2029.
De acordo com a NASA , um asteróide chegando tão perto da Terra “não acontecia desde o início da história registrada”.
Com IstoÉ e informações da Sputnik