Mundo

Astronautas ‘presos’ no espaço voltam à Terra após 9 meses

Suni Williams e Butch Wilmore passaram mais de 280 dias na Estação Espacial Internacional (ISS) após problemas técnicos na cápsula da Boeing, que deveriam trazer os astronautas de voltam à Terra. O pouso da dupla ocorreu por volta das 19h (horário de Brasília), na costa da Flórida.

A missão inicial previa uma estadia de apenas oito dias, mas falhas técnicas no módulo Starliner, da Boeing, adiaram o retorno dos astronautas diversas vezes. Como resultado, a NASA optou por trazê-los de volta a bordo da cápsula Dragon Freedom, da SpaceX.

O voo de retorno teve duração aproximada de 17 horas, desde o fechamento da escotilha até o splashdown. O pouco ocorreu por volta das 19h(horário de Brasília) desta terça-feira (18).

No sentido horário da esquerda para a direita, estão os astronautas da NASA Butch Wilmore, Nick Hague e Suni Williams, e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov (Crédito: Divulgação/Nasa)

Após o pouso no oceano, uma equipe de resgate recuperou os astronautas e a cápsula, finalizando a missão que durou quase nove meses no espaço.

A bordo também estavam os astronautas Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov, integrantes da missão Crew-9.

Acompanhe aqui

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Morre no Rio de Janeiro a cantora Nana Caymmi, aos 84 anos

Nana Caymmi, uma das maiores cantoras do Brasil, morreu nesta quinta-feira (1º), aos 84 anos,…

% dias atrás

Homem morre atingido por raio em Canápolis, no oeste da Bahia

Um homem morreu atingido por raio na zona rural de Canápolis, no oeste da Bahia,…

% dias atrás

Vídeo registra onça matando cachorro em União do Sul (MT)

Um vídeo que circula nas redes sociais, mostra uma onça matando um cachorro na cidade…

% dias atrás

Corpo é encontrado em estado avançado sob ponte em Barreiras

Um corpo encontrado em Barreiras, no Oeste da Bahia, mobilizou as forças de segurança na…

% dias atrás

Temporal atinge Correntina, no Oeste da Bahia

Fortes chuvas em Correntina, no Oeste da Bahia, surpreenderam moradores no fim da tarde de…

% dias atrás

Sul da Bahia enfrenta temporais, alagamentos e alerta de deslizamentos

Chuvas no sul da Bahia causaram alagamentos, deixaram ruas intransitáveis e elevaram o risco de…

% dias atrás

This website uses cookies.