Alunos do projeto social “Do Tatame para a Vida”, que promove o treinamento de jiu-jitsu para crianças e adolescentes na cidade de Formosa do Rio Preto, ficaram em primeiro lugar por equipe na Copa Esparta de Jiu-Jitsu, um dos maiores e mais tradicionais eventos do Oeste da Bahia, que aconteceu no último domingo (10/03), em Barreiras (BA). Trinta e sete atletas participaram do campeonato e conquistaram 15 medalhas de ouro, 15 de prata e 7 de bronze.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Segundo o coordenador do projeto, Luciano Barreto, a competição serve como um grande aprendizado para os alunos. “É o momento que eles interagem com outras equipes e têm a oportunidade de fazer amigos, além de conhecer lugares novos e aprender com a competição a importância de saber que a vitória não é tudo e que a derrota não é o fim”, diz o professor.
Para Daniel Ferraz, gerente geral do Agronegócio Estrondo e que apoia o projeto, cada vez mais os campeonatos revelam novos talentos e oferecem novas oportunidades às crianças e adolescentes que vivem na região. “É muito bom acompanhar essa evolução com resultados tão positivos. Isso mostra como o esporte pode ser uma porta de entrada para um futuro melhor”, afirma ele.
Em pouco mais de dois anos, cerca de 250 alunos, entre 6 e 17 anos, foram beneficiados pelo projeto “Do Tatame para a Vida”. Atualmente, cerca de 120 crianças e adolescentes são acolhidos pelo projeto e praticam o esporte gratuitamente. Os alunos treinam três vezes por semana, ganham os uniformes (kimonos), alimentação após os treinos e acompanhamento psicológico. O professor Luciano Barreto também se empenha em realizar visitas trimestrais aos colégios dos alunos para verificar presença, notas e como está o comportamento deles.