A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou mais duas mortes por dengue na Bahia e com isso número de óbitos sobe para 30. Os novos registros ocorreram em Feira de Santana, a 100 km de Salvador e Encruzilhada, cidade do Sudoeste do estado. O órgão de saúde estadual não divulgou detalhe sobre os dois pacientes que evoluíram para óbito.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O número de casos prováveis da dengue na Bahia subiu para 114.809. Este número indica um aumento superior a 780% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 14.561 notificações.
De acordo com a Sesab, 265 município da Bahia mantinham-se em estado de epidemia de dengue, enquanto outros 80 estavam em risco e 18 em alerta.
Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também transmite outras duas arboviroses: zika e chikungunya.
Neste ano, foram registrados dois óbitos por chikungunya nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Até aqui, não há confirmação de óbito por Zika.
Veja as cidades que registram mortes por dengue
- Vitória da Conquista (7)
- Jacaraci (4)
- Juazeiro (3)
- Piripá (3)
- Feira de Santana (3)
- Santo Antônio de Jesus (2)
- Barra do Choça (1)
- Caetité (1)
- Campo Formoso (1)
- Carinhanha (1)
- Ibiassucê (1)
- Irecê (1)
- Santo Estevão (1)
- Encruzilhada (1).
Ações do estado
O Governo da Bahia já investiu mais de R$ 21 milhões no combate à Dengue através da aquisição de novos carros de fumacês, distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, além de apoio para intensificação dos mutirões de limpeza, com o auxílio das forças de segurança e emergência, e aquisição de medicamentos e insumos.
A Bahia possui uma taxa de letalidade de 1,45%, menor do que a média nacional.