Casos suspeitos de varíola dos macacos são investigados no Oeste da Bahia Foto: Reprodução: Agência Brasil
A Bahia confirmou nesta quarta-feira (13) o primeiro caso de varíola dos macacos, doença causada pelo vírus monkeypox, após exame laboratorial. O paciente é residente em Salvador e chegou a ser internado em uma unidade hospitalar privada com a tríade de sintomas da doença: febre alta de início súbito, adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço) e erupção cutânea. Atualmente o indivíduo encontra-se em isolamento domiciliar em Salvador.
A idade do paciente não foi informada e também não foi dito se o paciente tem histórico de viagens.
De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia – Sesab as medidas sanitárias de monitoramento dos contactantes próximos, bem como isolamento foram adotadas.
A Sesab também informou que há outros dois casos suspeitos, sem ligação com o confirmado, aguardando resultado do exame laboratorial a ser divulgado nos próximos dias.
Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.
A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.
A partida Brasil x Japão começou equilibrada, mas o time de Carlo Ancelotti dominou as…
Bebê baleado em Ibotirama, na Bahia, é transferido para o Hospital do Oeste em Barreiras,…
Ex-prefeito de Barreiras, na Bahia, Zito Barbosa lança pré-candidatura a deputado federal pelo União Brasil.
ACM Neto visita Barreiras e se reúne com lideranças políticas na região Oeste da Bahia
Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros durante torneio de dominó…
Áudio vazado expõe comentário de Mônica Waldvogel na GloboNews, no Programa Em Ponto
This website uses cookies.