Reprodução: Sei/Ba
por Darlan A. Lustosa | Portal do Cerrado
Com a assinatura de acordo territorial entre os estados da Bahia e Tocantins que define a divisa entre os dois estados, reconhece também oficialmente a Vila Panambi como território baiano, no município de Formosa do Rio Preto. O Termo Declaratório foi assinado entre os governadores Rui Costa e Vanderlei Barbosa respectivamente da Bahia e Tocantins, durante abertura da Bahia Farm Show em Luís Eduardo Magalhães.
Recentemente uma publicação dava a entender que a Bahia havia perdido a região da vila para o estado vizinho, o que de fato jamais se confirmou como informou a SEI ao Portal do Cerrado (veja abaixo).
A vila no entanto recebe mais incentivos de Mateiros no estado do Tocantins do que de Formosa do Rio Preto. Em meados de abril, o governador Vanderlei Barbosa e o prefeito de Mateiros estiveram na Panambi e anunciaram, além da doação de um ônibus escolar e investimentos na Escola Cooperativa Chapadão.(leia mais aqui)
Na mesma época, chamou a atenção a ausência do prefeito Manoel Afonso (PSD) e de prepostos do município de Formosa do Rio Preto em reunião entre o governador do Tocantins e o presidente Odacil Ranzi da Aiba – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, onde foi debatido além da infraestrutura, a segurança jurídica da região entre os dois estados. (leia aqui)
Com a assinatura, os dois governos reconhecem o acordo celebrando em 2013 junto ao STF – Superior Tribunal Federal, relativo à Ação Civil Originária – ACO 347.
Os trabalhos técnicos foram executados pela SEI -Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, Secretaria do Planejamento e Orçamento do Estado do Tocantins – Seplan/TO, Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins – Seagro/TO, Instituto de Terras do Estado do Tocantins – Itertins/TO e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Por se tratar de uma área de extrema relevância econômica e possuir um único aglomerado populacional, esse instrumento jurídico representa fielmente o acordo social territorial estabelecido pelos produtores rurais ao longo de décadas de trabalho na região, propiciando o cenário favorável para o pleno desenvolvimento das atividades econômicas ao garantir a segurança jurídica, indispensável para a estabilidade econômica do país.
Em nota via e-mail ao Portal do Cerrado, a SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, disse que a vila sempre esteve inserida em território da Bahia, seja pelas malhas de divisão político-administrativa adotadas pelo IBGE ou pela SEI.
A vila agrícola de Panambi localiza-se na porção oeste do município de Formosa do Rio Preto (BA) e sempre esteve inserida em território baiano, seja pelas malhas de divisão político-administrativa vigentes adotadas pelo IBGE ou pela SEI. O limite proposto resultante do trabalho de campo realizado pelas equipes técnicas dos estados da Bahia e Tocantins, cujo termo declaratório de divisa interestadual foi assinado na última quarta-feira (01), não modifica a vinculação territorial da referida localidade, mantendo-a inserida no município baiano.
Equipe de Limites Territóriais da SEI
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
com informações da Sei – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e agências
Ex-prefeito de Barreiras, na Bahia, Zito Barbosa lança pré-candidatura a deputado federal pelo União Brasil.
ACM Neto visita Barreiras e se reúne com lideranças políticas na região Oeste da Bahia
Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros durante torneio de dominó…
Áudio vazado expõe comentário de Mônica Waldvogel na GloboNews, no Programa Em Ponto
Morre em Salvador aos 77 anos Estela Fernandesde Oliveira, mãe do cantor Saulo Fernandes, nascido…
Capotamento na BR-242 em Barreiras, na Bahia, mata enfermeira identificada como Marilene Alves Souza, de…
This website uses cookies.