Bahia e Vitória: clássico de números elevados

O maior clássico do futebol baiano é recheado com números grandiosos como o público presente nas arquibancadas e festas dos torcedores. A rivalidade entre Bahia e Vitória começou há 94 anos, com 493 partidas disputadas entre a dupla BAxVI com 1.248 gols marcados para os dois lados.

Neste quase um século, o Esquadrão de Aço leva vantagem com 192 triunfos, contra 151 dos rubro-negros. Outros 150 compromissos terminaram empatados. Os dados do ECBahia Números, que compila estatísticas da história do clube, publicados pelo Correio.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

No número de gols, o Bahia sai na frente do Vitória. Enquanto o Esquadrão marcou 669 o Leão marcou 579 gols.

A rivalidade entre os dois times e as duas torcidas apaixonadas é antiga. O primeiro BAxVI da história remonta aos anos de 1930. O palco da estreia é hoje um bairro de classe alta, onde está localizado o charmoso bairro da Graça, com seus prédios de luxo e alto padrão. Ali em 1932, no antigo Estádio Arthur Morais, mais ou menos onde é hoje as ruas Catharina Paraguassu e Humberto de Campos, os dois times se enfrentaram pela primeira vez.

O clássico pelo Torneio Início do Campeonato Estadual e, por isso, teve duração de apenas 20 minutos, mas com tempo suficiente para o Bahia bater o Vitória por 3×0. Já o primeiro clássico com 90 minutos, também deu Bahia pelo mesmo placar.

Momento de Bahia e Vitória

Atualmente, o Bahia defende uma invencibilidade de quatro jogos sobre o Vitória, com um triunfo e três empates. Agora, a última vez que o Rubro-Negro venceu o maior rival foi em março de 2021, em compromisso pela Copa do Nordeste.

De acordo com os dados, os últimos clássicos foram mais humildes no quesito bola na rede. Desde 2019, apenas 13 gols foram marcados. O Bahia balançou as redes seis vezes, e o Vitória sete. Por fim, o equilíbrio no número de gols se repete no resultado das partidas, com duas vitórias para cada lado e cinco empates em novo jogos disputados.

O Vitória recebe o Bahia neste domingo (18), às 16h, no Barradão, pela 7ª rodada do Campeonato Baiano

Comentários (0)
Adicionar Comentário