Secretaria de Saúde da Bahia afirma que não há registros de casos de intoxicação por metanol no estado — Foto: Reprodução/ TV Globo
A intoxicação por metanol não teve registros na Bahia até esta quinta-feira (2), segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Como medida preventiva, a pasta orientou hospitais da rede privada e unidades de urgência e emergência públicas a ficarem atentas a possíveis sintomas clínicos compatíveis.
A Sesab reforçou que qualquer notificação deve ser comunicada imediatamente, para garantir análise rápida e adoção de medidas necessárias.
Casos no Brasil
De acordo com o Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional), o Brasil já registrou 43 notificações de intoxicação por metanol até quarta-feira (1º).
Foram 39 em São Paulo — com 10 casos confirmados e 29 em investigação — além de 4 em Pernambuco. Uma morte foi confirmada no estado paulista, enquanto outras sete seguem em investigação.
Riscos do metanol
O metanol é um álcool de uso industrial, altamente tóxico quando ingerido. No organismo, o fígado transforma a substância em compostos que afetam fígado, medula, cérebro e nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte.
Até o momento, seis mortes em São Paulo estão relacionadas a casos suspeitos de ingestão de bebidas adulteradas, como gin, vodca e whisky.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Virginia e Vini Jr. colocam fim ao namoro após prints de conversas
Morre Antônio Rodrigues dos Santos, conhecido como Antônio de Ulisses, ex-presidente da Câmara de Riachão…
Esposa de Éverton Ribeiro, Marília Nery elogia médicos do Esporte Clube Bahia após diagnóstico de…
Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreende R$ 1 milhão na BR-020, em Planaltina (DF) com dois…
Ex-prefeita de Wanderley, Fernanda Sá Teles se filia ao Avante e assume Superintendência de Agronegócio…
Cidades da região estão sob dois alertas do Inmet; temperaturas chegam a 40 °C com…
This website uses cookies.