Bahia

Bahia recomenda adoção de medidas por conta do aumento de casos de síndromes respiratórias em crianças

Diante do aumento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) na população pediátrica da Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) divulgou, na noite desta sexta-feira (2), uma nota técnica com recomendações sobre a adoção de medidas devido ao período crítico de maior transmissibilidade das viroses respiratórias.

As medidas recomendadas se dividem em três eixos: a ampliação da cobertura vacinal, recomendações para as unidades de saúde e recomendações para a comunidade escolar e famílias. A Sesab recomenda a ampliação do acesso à vacinação contra Influenza e Pneumocócica 10 valente, especialmente para as crianças em vulnerabilidade social, com implementação de estratégias mais efetivas para a descentralização dos pontos de aplicação das vacinas nos territórios onde as pessoas moram e para a busca ativa de não vacinados.

Para as unidades saúde, a Sesab recomenda, entre outras medidas, tornar obrigatório o uso da máscara de proteção por todos os pacientes acima de 2 (dois) anos, com sintomas respiratórios, bem como o seu visitante e/ou acompanhante, para acesso às dependências das unidades; disponibilização de máscara cirúrgica em caso de sintomáticos respiratórios; e suspensão das visitas nas enfermarias e UTIs Pediátricas, ressaltando que pai, mãe ou responsável legal pela criança não é considerada visita.

À comunidade escolar e as famílias, a Sesab recomenda a intensificação de medidas como higienização das mãos e impedimento de aglomerações; o afastamento das escolas, creches e similares de crianças com sintomas até melhora franca dos sintomas gripais; evitar que crianças frequentem shoppings centers, templos religiosos e ambientes fechados passíveis de aglomeração quando estiverem gripadas; e o monitoramento para a presença de sinais e sintomas gripais entre trabalhadores da comunidade escolar, que deverão ser afastados do ambiente escolar caso haja suspeita de estar com Influenza e/ou Covid-19.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Investigado por tentativas de homicídio é preso em Coribe

Polícia Civil da Bahia prende Investigado por tentativas de homicídio em Coribe, na região Oeste…

% dias atrás

Polícia apreende meia tonelada de cocaína em Xique-Xique; homem morreu

Homem morre em confronto policial em Xique-Xique, na Bahia, durante apreensão de 500 kg de…

% dias atrás

Homem é preso no Aeroporto de Barreiras ao tentar fugir para o Sul

Homem de 60 anos é preso no Aeroporto de Barreiras, na Bahia, tentando fugir para…

% dias atrás

Batida entre dois carros na BR-349 deixa quatro mortos em Correntina, na Bahia

Batida entre dois carros na BR-349 deixa quatro mortos e três feridos no município de…

% dias atrás

Formosa do Rio Preto registra três acidentes em menos de 24 horas

Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, registra três acidentes em menos de 24…

% dias atrás

Formosa do Rio Preto abre 168 vagas em novo processo seletivo

Prefeitura de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, publica edital de Processo Seletivo…

% dias atrás

This website uses cookies.