A Bahia entrou em um novo alerta laranja do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta sexta-feira (16) com chuvas intensas inclusive no sábado. Segundo o Inmet, há o risco de corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores e descarga elétrica.
A princípio, segundo o mesmo instituto, os ventos variam entre 60 e 100 km/h. Já o volume de chuva deve variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100mm/dia.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Para o Climatempo, uma convergência de ventos canaliza a entrada de umidade no interior do Nordeste ajudando a formação de nuvens carregadas ja no sábado. O dia começa com nebulosidade no Oeste da Bahia, Sul do Maranhão e do Piauí, com possibilidade chuvas a qualquer hora.
Serão fortes pancadas acompanhadas de rajadas de vento de mais de 80km/h e descargas elétricas, pontua o Climatempo.
Ainda de acordo com o Climatempo, a instabilidade deve se manter na região pelo menos até domingo (18), inclusive a chuva ganha força e volume na região do Matopiba, acrônimo para Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A região é uma grande produtora de grãos.
A presença de um cavado meteorológico (área de baixa pressão atmosférica alongada em relação ao seu entorno e no mesmo nível de altitude) vai potencializar a chuva sobre o Maranhão, Piauí, Oeste da Bahia e o sertão na segunda-feira (19). Por fim, já com o solo já saturado, aumenta a chance de transtornos como alagamentos e enchentes.
Veja as cidades sob alerta aqui.