Dois casos de falso sequestro na última semana chamaram a atenção da Bahia, que já vive sob o signo da insegurança pública, com índices de violência bem acima da média. Os casos similares ocorreram em Salvador e em Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, localizada no Sudoeste do estado.
Agora, os acusados de falso sequestro respondem à Justiça. Na sexta-feira (3) a polícia prendeu uma mulher por simular o próprio sequestro no Itaigara, um bairro de classe média alta em Salvador.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Segundo a Polícia Civil, ela alegou ter sido levada por dois homens encapuzados, a bordo de um carro. No entanto, os investigadores constataram que a mulher forjou o próprio sequestro para obter vantagens financeiras junto a família.
Em depoimento, ela confessou que planejou o crime e que se apropriou da quantia de R$ 40 mil, valor pago pelo falso resgate. A mulher, que não teve nome divulgado, foi autuada pelo crime de sequestro forjado. Contudo, não há informações se ela continua presa.
Já no sábado (4) a polícia prendeu um homem de 41 anos, também por simulação de sequestro, na tentativa de extorquir R$ 4 mil da família, que mora em Brumado, na mesma região. O homem fingia estar no cativeiro desde a quinta-feira (2).
Conforme as investigações, o sequestro era falso e a vítima, na verdade, o mentor do crime. Enquanto fingia seguir no cativeiro, ele mesmo enviava fotos amordaçado à família. Após buscas na zona rural de Vitória da Conquista, policiais o encontraram e ele teria confessado o crime.
Conforme o g1 ele agiu sozinho e permanecia à disposição da Justiça baiana.