Pelos duas pessoas morreram, entre elas uma criança de cinco anos, por dengue na Bahia, ocorridas em cidades do Sudoeste do estado. As informações são do g1, com dados da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).
A criança morreu no último dia 8 em Jacaraci, enquanto a segundo morte ocorrida em Caetité, mas sem informações quanto a idade do paciente e quando ocorreu o óbito. De acordo com a publicação, um dos casos foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) e o outro por diagnóstico clínico epidemiológico.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
No mesmo dia em que a criança de 5 anos morreu com dengue em Jacaraci, a Sesab havia informado que o município estava com epidemia da doença. Até esta quinta-feira (15), Jacaraci e outras 12 cidades estão na mesma situação. A princípio, em levantamento feito pelo Sistema de Notificação de Agravos e Notificações (Sinan).
Municípios em Epidemia de dengue na Bahia
- Bonito, Novo Horizonte, Piatã, Morro do Chapéu, Lajedão, Rodelas, Macaúbas, Jacaraci, Piripá, Encruzilhada, Cordeiros, Vitória da Conquista e Ipiaú.
De acordo com a Sesab, outros oito municípios estão em alerta ou sob risco.
Municípios em alerta para epidemia:
- Ibicoara, Tanque Novo, Mortugaba e Brejões.
Municípios sob risco:
- Adustina, Chorrochó, Belo Campo e Anagé.
Números no estado
Entre o mês de janeiro até 6 fevereiro de 2024 (semanas epidemiológicas 1, 2, 3, 4 e 5), a Bahia tinha 4.068 casos notificados de dengue. Na comparação com o mesmo período de 2023, apresenta redução de 11,8%, quando notificados 4.614 casos de dengue.
Vacinação
Inicialmente, o público-alvo será composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, após os idosos, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Secretária da Saúde Roberta Santana esclareceu que embora a vacinação seja uma grande contribuição, é uma alternativa com resultado a médio e longo prazo.