A Bahia registrou um surto de botulismo na última semana, com cinco casos confirmados em três cidades: Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Ribeira do Pombal. Os dois primeiros casos ocorreram em Campo Formoso, agora em setembro. De acordo com g1, com contaminação relacionada à ingestão de mortadela de frango, consumida por quatro dos cinco pacientes diagnosticados com a doença.
De acordo com informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o estado já contabiliza seis casos de botulismo em 2024, sendo que dois pacientes morreram. Uma em Campo Formoso e outro óbito registrado na capital, Salvador. Três dos pacientes seguem internados no Instituto Couto Maia, em Salvador, onde recebem tratamento intensivo, e um paciente já recebeu alta médica.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O botulismo é uma doença rara e grave, causada pela toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A doença não é contagiosa, mas pode ocorrer após a ingestão de alimentos contaminados ou pela entrada da toxina por ferimentos. A toxina afeta o sistema motor do organismo e pode levar a complicações severas, como insuficiência respiratória, que é a principal causa de morte em casos de botulismo.
O que é o botulismo?
O botulismo é uma doença que exige atenção imediata, devido à sua alta taxa de letalidade. Ela pode causar uma série de complicações, como dificuldade para falar, dificuldade para engolir, fraqueza muscular, fadiga prolongada e pneumonia por aspiração. A forma mais comum de transmissão no Brasil está relacionada à ingestão de alimentos contaminados, como embutidos mal conservados.
Em casos suspeitos, é fundamental buscar ajuda médica imediata, pois todas as formas de botulismo podem ser fatais se não tratadas adequadamente. A toxina botulínica tem ação rápida e, mesmo em pequenas quantidades, pode causar intoxicação severa.