Foto: Sesab/Divulgação
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, nesta segunda-feira (17), a primeira morte por Febre Oropouche no estado. A vítima, uma mulher de 24 anos, moradora da zona rural de Valença, faleceu em março deste ano. A confirmação da causa do óbito veio após uma série de exames que identificaram o vírus e divulgada nesta segunda-feira. Além disso, outro caso está sob investigação: um jovem de 21 anos de Camamu, a 72 km de Valença, também pode ter sucumbido à doença.
O infectologista Antônio Bandeira, membro da vigilância estadual, destacou a peculiaridade dos casos. “São dois casos de pessoas jovens, saudáveis, sem comorbidades. Isso foi o que nos chamou ainda mais atenção”, afirmou. Até o momento, não havia registros de mortes por Febre Oropouche na literatura médica, o que torna esses casos ainda mais alarmantes.
Desde março, a Bahia enfrenta um surto da doença, com 691 casos confirmados em 48 cidades. Valença e Laje foram os primeiros municípios a registrar a presença do vírus. A cidade de Gandu, no baixo sul, lidera a lista com 81 casos confirmados. Outras cidades afetadas incluem Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, com 66 registros, e Uruçuca, no sul, com 50 casos.
A Febre Oropouche é uma doença viral transmitida pelo mosquito-pólvora (Culicoides paraensis). Não há evidências de transmissão direta entre pessoas. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses como dengue e chikungunya. Atualmente, não existe um tratamento específico para a Febre Oropouche; o foco é no alívio dos sintomas.
Com o aumento dos casos, a Sesab intensificou as ações de investigação epidemiológica nas regiões afetadas. A população deve ficar atenta aos sintomas e procurar atendimento médico ao menor sinal da doença. Medidas preventivas, como o uso de repelentes e a eliminação de criadouros do mosquito, são essenciais para controlar o surto.
A Mega-Sena 2849 teve o sorteio realizado na noite deste sábado (5), com prêmio de…
Duas ossadas humanas foram descobertas em um matagal próximo ao bairro Campo Verde, na cidade…
Incêndio atinge casa no Top Park, em Luís Eduardo Magalhães, e deixa criança ferida.
Pouso forçado de avião monomotor no meio da BR-101 surpreendeu motoristas e pedestres na manhã…
A polícia prendeu um homem na sexta-feira (4), suspeito de estupro em Buritirama, no Oeste…
Homem de 25 anos é preso por suspeita de estupro em Santa Rita de Cássia…
This website uses cookies.