Bahia recebe 428 mil doses de vacina contra a influenza - Foto: Reprodução
A Bahia começa a distribuir 428 mil doses da vacina contra a influenza a partir desta segunda-feira (24). Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a remessa corresponde ao primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde. Já o início oficial da campanha de vacinação está previsto para o dia 7 de abril.
Neste ano, a imunização contra a gripe passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação. Com isso, o público-alvo poderá se proteger contra o vírus durante todo o ano. Na Bahia, cerca de 6,3 milhões de pessoas fazem parte desse grupo.
Apesar do início oficial da campanha estar previsto para 7 de abril, o Ministério da Saúde e a Sesab recomendam que os municípios apliquem as doses assim que as receberem.
A vacinação é destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas. Além disso, trabalhadores da saúde e da educação, indígenas, povos tradicionais, pessoas em situação de rua, indivíduos com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo também devem se imunizar. O grupo prioritário inclui ainda profissionais das forças de segurança, forças armadas e sistema prisional, além da população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, reforçou a relevância da imunização para evitar complicações e óbitos causados pela gripe. “A chegada das vacinas e a ampliação da cobertura ao longo do ano representam um avanço fundamental. Estamos trabalhando com agilidade para garantir que os municípios estejam abastecidos e prontos para iniciar a campanha no prazo. Nosso compromisso é proteger a população baiana, especialmente os grupos mais vulneráveis”, afirmou.
A Sesab orienta que a população procure os postos de saúde mais próximos. A vacina contra a influenza é segura, eficaz e essencial para reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde durante o período de maior circulação do vírus.
A coordenadora de Imunização do Estado, Vânia Rebouças, destacou que, embora a vacina esteja disponível durante todo o ano, a imunização deve ser feita o quanto antes. “Historicamente, na Bahia, o maior número de registros da doença ocorre no outono e inverno. Por isso, é fundamental se vacinar no início desse período. Dessa forma, conseguimos reduzir os casos e, principalmente, os óbitos causados pela gripe”, explicou.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Acidente ocorreu no trecho da BR-101 em Mascote, na Bahia
Uma mulher morreu e pelo menos outras quatro pessoas ficaram feridas em uma colisão ocorrida…
O Banco do Nordeste (BNB) participa a partir desta quinta-feira, 3, da Agroformosa 2025, em…
O atacante português Diogo Jota, de 28 anos, faleceu na madrugada em um trágico acidente…
Com as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), beneficiários do programa podem…
Com uma programação com grandes nomes como Natanzinho Lima e Nattan, o último dia do…
This website uses cookies.