Bahia recebe 428 mil doses de vacina contra a influenza - Foto: Reprodução
A Bahia começa a distribuir 428 mil doses da vacina contra a influenza a partir desta segunda-feira (24). Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a remessa corresponde ao primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde. Já o início oficial da campanha de vacinação está previsto para o dia 7 de abril.
Neste ano, a imunização contra a gripe passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação. Com isso, o público-alvo poderá se proteger contra o vírus durante todo o ano. Na Bahia, cerca de 6,3 milhões de pessoas fazem parte desse grupo.
Apesar do início oficial da campanha estar previsto para 7 de abril, o Ministério da Saúde e a Sesab recomendam que os municípios apliquem as doses assim que as receberem.
A vacinação é destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas. Além disso, trabalhadores da saúde e da educação, indígenas, povos tradicionais, pessoas em situação de rua, indivíduos com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo também devem se imunizar. O grupo prioritário inclui ainda profissionais das forças de segurança, forças armadas e sistema prisional, além da população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, reforçou a relevância da imunização para evitar complicações e óbitos causados pela gripe. “A chegada das vacinas e a ampliação da cobertura ao longo do ano representam um avanço fundamental. Estamos trabalhando com agilidade para garantir que os municípios estejam abastecidos e prontos para iniciar a campanha no prazo. Nosso compromisso é proteger a população baiana, especialmente os grupos mais vulneráveis”, afirmou.
A Sesab orienta que a população procure os postos de saúde mais próximos. A vacina contra a influenza é segura, eficaz e essencial para reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde durante o período de maior circulação do vírus.
A coordenadora de Imunização do Estado, Vânia Rebouças, destacou que, embora a vacina esteja disponível durante todo o ano, a imunização deve ser feita o quanto antes. “Historicamente, na Bahia, o maior número de registros da doença ocorre no outono e inverno. Por isso, é fundamental se vacinar no início desse período. Dessa forma, conseguimos reduzir os casos e, principalmente, os óbitos causados pela gripe”, explicou.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Trio usado pelo cantor baiano Durval Lélys, pegou fogo em um trecho da BR-242, próximo…
Três pessoas morreram e 26 ficaram feridas em um grave acidente envolvendo uma carreta e…
Um carro pegou fogo no final da manhã desta segunda-feira (28), no trecho urbano da…
Cantora Joelma precisou ir para o Hospital Israelita Albert Einstein, em Goiânia, depois de fortes…
As agências bancárias estarão fechadas na quinta-feira, devido ao feriado nacional de 1º de Maio,…
Um apagão na Europa causa transtornos em vários países nesta segunda-feira (28). A queda de…
This website uses cookies.