Foto: Lenine Martins/GCom-MT
O período de semeadura da soja na Bahia começa a valer dia 1º de outubro e se estenderá até o 8 de janeiro de 2024. A portaria nº 840, que estabelece os calendários de semeadura de soja referente à safra 2023/2024 para 21 Unidades da Federação, foi publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última terça-feira (11).
O produtor de soja, Gustavo Kanheski explica que o calendário de semeadura existe para que os produtores se protejam contra as pragas e doenças nas lavouras.
“O calendário da semeadura da soja é estabelecido por motivo do vazio sanitário. De agora até a época da semeadura, que é no começo de outubro, não pode ter plantas de soja viva por causa do vaso sanitário para evitar a multiplicação de doenças”, explicou o produtor.
As datas para a semeadura da soja são estabelecidas como forma de complemento ao período de vazio sanitário. As duas medidas têm o mesmo objetivo, ou seja, reduzir ao máximo o surgimento da ferrugem asiática, uma doença que pode ocasionar até 75% de perda da safra e que possui alta capacidade de reprodução e disseminação.
O produtor explica ainda o que é a ferrugem asiática, doença considerada a mais desagradável nas plantações de soja.
“A ferrugem asiática é o vilão da soja. Ela é uma doença que se pegar na lavoura de soja você não vai produzir nem a metade do que é previsto. Por isso que existe vazio sanitário para evitar que as doenças se multipliquem, principalmente a ferrugem”, concluiu.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, as medidas sanitárias e fitossanitárias visam proteger a vida e a saúde humana e animal e a sanidade vegetal por meio de normas, procedimentos e controles aplicáveis ao comércio internacional de produtos agrícolas, de forma a assegurar a inocuidade e a qualidade dos alimentos.
Em 2022, a Bahia produziu por volta de 4,5 milhões de quilos de soja, o que gerou mais de U$ 2,7 milhões em exportações para o estado. Já em 2023, até o momento, foram produzidos cerca de 1 milhão de quilos e gerou aproximadamente U$ 11 milhões em exportações.
Fonte: Brasil 61
Veja 5 cuidados essenciais para cultivar a rosa de cem pétalas com saúde e perfume…
No Feng Shui, a energia que flui pelos ambientes é influenciada por formas, cores, disposição…
Com foco em temas sobre captação de recursos, gestão de políticas públicas e práticas sustentáveis,…
Formosa do Rio Preto, Ilhéus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista estão sob alerta…
Deputado baiano Pastor Isidório pede para ir aos EUA orientar Donald Trump, critica postura do…
Toque Dez na Vaquejada de Formosa do Rio Preto está mais do que confirmada! A…
This website uses cookies.