O Bahia voltou a vencer após um jejum de dois meses no Campeonato Brasileiro de 2024. Venceu de virada sobre o já rebaixado Cuiabá. Após a virada, o Esquadrão ficou com a 7ª colocação no torneio, somando 50 pontos.
O jogo
O Bahia começou de forma apática, errando passes e apresentando problemas de marcação. O Cuiabá, aproveitando-se disso, subiu suas linhas e forçou erros na saída de bola do Esquadrão. Antes dos 10 minutos, a equipe do Centro-Oeste já havia finalizado quatro vezes, a mais perigosa delas com Clayson, que chutou para fora em uma falha da defesa baiana.
Aos 15 minutos, a pressão do Cuiabá deu resultado. Após um cruzamento de Pitta pela esquerda, Eliel apareceu livre dentro da área e empurrou para o fundo das redes, abrindo o placar. Depois disso, o time da casa recuou, entregando mais a posse ao Bahia. Porém, sem criatividade no meio-campo, o Tricolor não conseguiu transformar essa posse em chances claras de gol.
Foi só aos 36 minutos que o Bahia conseguiu furar a defesa adversária. Jean Lucas avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para Ademir, que, dentro da pequena área, completou para o gol, deixando tudo igual. Com o placar empatado, o jogo ganhou em intensidade. Pitta, novamente, quase recolocou o Cuiabá na frente em um contra-ataque, mas acertou a trave de Adriel. Assim, o primeiro tempo terminou em 1 a 1.
Segundo tempo
No retorno para a segunda etapa, o técnico Rogério Ceni promoveu as entradas de Biel e Acevedo, buscando dar mais dinamismo ao time. O jogo começou truncado, com muitas disputas de bola e faltas que atrasaram o desenvolvimento das jogadas. Mesmo com as equipes tentando criar, erros de passe e de decisão impediram a construção de lances perigosos.
Até os 20 minutos, os goleiros Adriel e Walter não precisaram trabalhar, assistindo a um jogo travado no meio-campo. O Cuiabá chegou a balançar as redes duas vezes, mas ambos os gols foram corretamente anulados por impedimento.
Quando parecia que o empate seria o resultado final, aos 38 minutos, Luciano Rodriguez decidiu a partida. O atacante recebeu na entrada da área, avançou entre os zagueiros e aproveitou a sobra para bater forte, sem chances para Walter. O gol deu ao Bahia a vantagem no placar e um novo gás para a reta final do jogo.
Apesar do esforço do Cuiabá para buscar o empate nos minutos finais, o Bahia segurou o resultado e somou pontos preciosos na luta pela Libertadores.
Próximo jogo
Ainda em busca da garantia da vaga para a Libertadores, o próximo duelo do Tricolor será um confronto direto contra o Corinthians na terça-feira (03), às 20h. A Neo Química Arena está marcada para ser sede da partida válida pela 37ª rodada do Brasileirão.
Leia mais em Portal do Cerrado