Ba-Vi 504 acontece nesta quinta-feira, 16 - Foto: Reprodução
O Bahia x Vitória desta quinta-feira (16), às 21h30, no Barradão, marca o 504º clássico Ba-Vi da história. O duelo pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A reúne duas equipes em situações distintas: o Tricolor briga por vaga na Libertadores, enquanto o Rubro-Negro luta para deixar a zona de rebaixamento. Com informações do GE.
Desde 2006, o Bahia não vence o Vitória atuando fora de casa pela Série A. Foram cinco confrontos com este mando, com um triunfo rubro-negro e quatro empates. O equilíbrio histórico aumenta a expectativa para o confronto.
LEIA TAMBÉM: Notícias recentes sobre o futebol baiano
O Bahia ocupa a sexta colocação, com 43 pontos, cinco a mais que o Fluminense, e chega ao clássico após dez dias de preparação durante a Data Fifa. O técnico Rogério Ceni ganhou reforços importantes: Gabriel Xavier, Santi Arias, Rodrigo Nestor e Mateo Sanabria retornam após suspensão.
Por outro lado, o treinador ainda lida com vários desfalques. Estão fora Willian José e Gilberto, suspensos, além de Everton Ribeiro, Caio Alexandre, Luciano Juba, Erick Pulga e João Paulo, em recuperação.
Durante os treinos, Erick e Ruan Pablo participaram das atividades e podem aparecer no banco. O técnico também testou Ramos Mingo entre os reservas. As principais dúvidas estão na zaga e no meio-campo. Ceni pode optar entre Gabriel Xavier ou Rezende na defesa, e Nestor, Michel Araújo ou Cauly para substituir Everton Ribeiro.
Ronaldo; Santiago Arias, David Duarte, Gabriel Xavier (ou Rezende) e Iago Borduchi (ou Zé Guilherme); Acevedo, Jean Lucas e Rodrigo Nestor (ou Michel Araújo/Cauly); Ademir, Sanabria e Tiago.
O Vitória está em 17º lugar, com 25 pontos, três atrás do Santos, e sabe que precisa vencer para deixar o Z-4. Na véspera do clássico, a torcida marcou presença no treino aberto no Barradão, transformando o estádio em um verdadeiro caldeirão. O elenco trabalhou bola aérea e marcação sob pressão, características que devem ser exploradas no jogo.
O time comandado por Thiago Carpini tem desempenho regular em casa: cinco vitórias, cinco empates e três derrotas (51%), com média de 1,5 gol por jogo. A defesa, no entanto, tem sofrido: o Rubro-Negro levou gols em nove dos 13 jogos como mandante.
Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu (ou Neris), Camutanga, Zé Marcos e Ramon; Gabriel Baralhas e Ronald; Erick, Aitor Cantalapiedra e Renato Kayzer.
O Vitória é forte no jogo aéreo, responsável por 18 dos últimos 21 gols marcados. Já o Bahia sofre nesse tipo de jogada — 67% dos gols sofridos vieram pelo alto.
Por outro lado, o Tricolor é perigoso nas jogadas rasteiras e trocas de passes rápidos, que resultaram em 22 dos 30 gols no campeonato. A equipe de Ceni precisará de atenção com os contra-ataques, já que sofreu cinco gols dessa forma fora de casa, a segunda pior marca da Série A.
Nos últimos cinco jogos, o ataque do Bahia caiu de rendimento, com finalizações que geraram apenas 0,80 gol esperado por partida, mas manteve média de um gol real por jogo.
O Vitória, por sua vez, vinha melhorando defensivamente, até sofrer quatro gols do Vasco na rodada anterior, quando permitiu 2,41 gols esperados.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Uma troca de tiros durante uma operação da Polícia Civil em Água Branca, no Piauí,…
Polícia investiga possível contaminação em água após homem passar mal no interior de SP
Deputado Estadual Binho Galinha é suspenso do PRD após prisão na Bahia
Acidente na BR-242, na altura da Serra da Mangabeira, em Oliveira dos Brejinhos, na Bahia,…
Bom Amigo Doalnara Agropecuária, sediada em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, vai…
Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York
This website uses cookies.