A cidade de Barreiras, no Oeste da Bahia, figura no Top 5 do Nordeste de cidades Inovadoras e Sustentáveis em 2023, divulgado pela Bright Cities, plataforma tecnológica que analisa os municípios brasileiros. Para chegar ao resultado, o estudo usou 40 indicadores essenciais do IBGE nas áreas de prosperidade, infraestrutura, gestão, segurança e bem-estar, além de serviços básicos.
Barreiras, cidade do agro, no Oeste do estado, é a terceira colocada no ranking regional, ficando atrás apenas de Sobral, no Ceará, que é a mais bem ranqueada, e da capital pernambucana, Recife, segunda colocada. Logo atrás da “Capital do Oeste”, em quarto lugar, vem Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, capital da Bahia. Aracaju, capital de Sergipe, completa a seleta lista.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O Ranking de Cidades Inovadoras e Sustentáveis 2023 divulgado pelo Bright Cities ISO 37120 se refere às cidades com mais de 100 mil habitantes, totalizando 326 no Brasil.
Dentro dos pilares destacados pela plataforma, influem fatores como educação, saúde, cultura e meio ambiente – entre os serviços básicos, é levado em conta o nível de acesso da população a água potável, saneamento básico e eletricidade, por exemplo.
Nas outras regiões do país, as cidades mais bem colocadas foram Palmas (TO), no Norte; Barueri (SP), no Sudeste; Florianópolis (SC), no Sul; e Goiânia (GO), no Centro-Oeste.
A Bright Cities tem por objetivo diagnosticar a eficiência das cidades e indicar as melhores soluções para melhorá-las e torná-las mais inteligentes. A partir de uma ampla base de dados e de centenas de indicadores reconhecidos por entidades internacionais como a ONU (Organização das Nações Unidas) e ISO (Organização Internacional de Normalização). A ferramenta estabelece rankings comparativos, traça contextos regionais e identifica os principais desafios sociais e econômicos, independentemente do porte do município.