A cidade de Barreiras, localizada no Oeste da Bahia, se consolidou como o segundo maior produtor de ovos de galinha do estado. Em 2023, Barreiras registrou a marca de 13,9 milhões de dúzias de ovos, ficando atrás apenas de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, que produziu 24,2 milhões de dúzias. O município tem demonstrado sua força no setor, mesmo em meio a desafios, como a redução no número de galináceos observada em todo o estado.
Em toda a Bahia, a produção de ovos alcançou um novo recorde no período de 2022-2023, com um total de 122,6 milhões de dúzias produzidas, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE. O número representa um aumento de 1,3% em relação ao ano anterior, o que equivale a mais 1,6 milhão de dúzias, ocupando a 11º posição nacional, contribuindo com 2,5% da produção do país.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Enquanto a produção de ovos segue em alta, o estado da Bahia enfrentou uma queda no efetivo de galináceos pelo segundo ano consecutivo. O número de frangos de corte e galinhas poedeiras caiu 7,7%, passando de 49,7 milhões para 45,8 milhões de animais em 2023. A redução reflete tanto no abate de frangos quanto na diminuição das galinhas poedeiras, que caiu 1,3% no período.
Apesar da redução, Barreiras se destacou com o maior plantel de galináceos do estado, contabilizando 6,5 milhões de aves em 2023. O número coloca o município na liderança da produção do plantel, seguido de perto por Luís Eduardo Magalhães, que possui 3,2 milhões de galináceos. Conceição da Feira, que registrou 3,1 milhões de aves, ocupa a terceira posição no ranking estadual.
Eunápolis, por outro lado, sofreu a maior queda no número de galináceos, com redução de 53,1%, caindo de 2,6 milhões para 1,2 milhão de aves. O que o fez o município passar da 5ª para a 10ª posição no ranking estadual.
A produção de ovos na Bahia também trouxe impacto positivo no valor econômico. Com crescimento de 11,3% no valor da produção, alcançou R$ 815,6 milhões, de acordo com o Bahia Notícias.